em Geral

Wikipédia, o que seria da Internet sem ela?

O cozinheiro diz: Panela que muitos mechem, estraga a comida! O adágio popular pode até ser uma realidade pra muitos afins, mas não se aplica a Wikipédia, que é uma enciclopédia escrita em colaboração pelos seus próprios leitores – E melhor, sem necessidade de registrar-me, caso não queria.

O Site que é o 12º mais visitado do mundo com algo em torno de 400 milhões de visitas únicas mês, utiliza a ferramenta Wiki, que permite a qualquer pessoa melhorar de imediato qualquer artigo clicando em editar no menu superior de cada página. Bem aqui nesse momento que você pensa: Mas como pode isso dar certo?

  • – Bom, o processo é na verdade é que qualquer mau estudante desejoso de mostrar que não é ignorante pode aparecer e despejar aqui lixo; no entanto uma comunidade aberta a todos há de incluir muita gente culta; rapidamente um estudante universitário, um professor, alguém mais erudito virá corrigir imprecisões ou acrescentar algo relevante.

Aqui no Brasil, ou melhor, na nossa língua, a Wikipédia começou em junho de 2001 a partir da tradução do conteúdo da versão original, em inglês, e cresceu desde logo com a produção de novos verbetes.

Atualmente, com um custo de mais 14 milhões de Euros para se manter on-line, a Wikipedia está a promover uma nova recolha de fundos para manter o projeto on-line como publicamos aqui no Enquanto Isso. Deste modo Jimmy Wales refere que se dirige aos utilizadores para proteger e sustentar a Wikipedia, para que não seja necessário recorrer a publicidade ou ao pagamento de um determinado valor para aceder ao site.

Realmente não dá pra viver a Internet sem a Wikipédia, o que você acha?

Até Breve!

Escrever comentário

Comentário