em Saúde

Você Sabe Quais as Vacinas o Adulto Deve Tomar?

Sabendo que as Vacinas são combatentes de Bactérias e Vírus e que muitas destas infecções atinge também os adultos logo devemos saber quais precisamos de tomar e não ficar pensando que Vacina é coisa pra criança ou cachorro.

Neste artigo mostramos as Vacinas que todo adulto deveria tomar e colocar o boletim vacinal organizado – Vamos lá:

PNEUMONIA
De origem bacteriana para todas as idades e de preferencia os acima de 60 anos. Quando os pulmões se inflamam normalmente se tem muito suor, falta de ar, febre, dor no peito, calafrios, tosse e catarro.

Todos os idosos devem tomar esta vacina e os demais também, porém não a encontra em postos de saúde ficando para lugares mais selecionados.vacina para adultoHPV
Este Vírus causa 90% de câncer no colo do útero e tumores no anus, boca, pênis, pele. A Vacina pode combater quatro tipos do Vírus e o homem e a mulher devem toma-la.

A Vacina Quadrivalente deve ser tomada em 03 doses sendo que a segunda deve ser 30 dias após tomar a primeira e a terceira dose em 06 meses depois que tomou a segunda. Existe a Bivalente que é somente para as mulheres e protege contra até 18 tipos de HPV. A indicação para o homem e para a mulher é que seja entre os 9 até aos 26 anos. Como é um vírus com mais de 100 tipos de HPV o uso da camisinha é indispensável.

DIFTERIA E TÉTANO (Tríplice-Viral) – Por Bactéria
São bactérias que adquirimos pelo contato secretivos já infectados e seus sintomas são dores de cabeça, febres e chega a atingir a respiração e se não cuidada poderá atingir também o coração. No caso específico do Tétano tem forte atuação sobre os músculos principalmente os respiratórios podendo levar a óbito. Devemos ter cuidados em não nos cortar com objetos enferrujados.

• Essa vacina são em 03 doses a cada 02 meses que geralmente tomamos na fase da infância repedindo a cada 10 anos. Se não mantermos o boletim de vacinação em dias e organizados com certeza vamos esquecer dando oportunidade a estas bactérias.

HEPATITE B
Contaminação através do sangue e as vezes a pessoa nem percebe pois não tem sintomas bem como se curam sem saber. Outras porém podem ter cirrose devido a lesões no fígado o mesmo câncer no fígado. Ela pode ser transmitida pelo ato sexual apesar dos índices mostrarem um índice baixo neste caso.

A Vacina para Hepatite B é gratuita nos Postos de Saúde e atende a pessoa até nos seus 24 anos.

GRIPE
Indicada para pessoas acima dos 60 anos, pois nesta idade ela poderá causar outras enfermidades. Esta vacina é oferecida anualmente pelo Governo, porém em clínicas particulares pode-se compra-la.

FEBRE AMARELA
É transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue e trás sintomas como febre, náuseas, calafrios, vômitos, dores de cabeça, amarela os olhos e a pele, dores no corpo e hemorragia e pode levar à morte.

Vacina Para Febre Amarela deve ser tomada a cada 10 anos principalmente pessoas regionalmente mais favoráveis. Deve ser feita com orientação médica devido aos efeitos colaterais que são perigosos em alguns casos.

RUBÉOLA, CAXUMBA E SARAMPO (Tríplice-Viral) – Por Vírus
Lembra das manchas vermelhas no corpo? São o vírus do Sarampo e quando estão em adultos deve-se tomar cuidado para não contaminar as crianças.

Por vias respiratória já vem a Caxumba que pode deixar e quando em adultos pode ser mais sério causando surdez, encefalite, meningite, inflama ovários e testículos e pâncreas.

No caso de Rubéola vem com machas vermelhas também e inchaço no pescoço e se em gestante pode causar sérios danos com surdez na criança, deforma o sistema cardíaco e outras complicações.

A vacina é em 02 doses e no caso de mulheres devem tomar pelo menos 01 mês antes de engravidar.

Escrever comentário

Comentário

  • Conteúdo relacionado por Tag