em Saúde

Vitamina em Excesso ou em Carência – Saiba os Sintomas

A quantidade diária de vitaminas que cada pessoa precisa consumir é determinante para a saúde, pois a falta delas traz complicações ao longo dos dias. Outras vezes tomamos muita quantidade de uma vitamina pensando que o organismo vai digeri-la totalmente, mas não é assim. Dê-me alguns minutos do seu tempo para compartilhar estas informações que serão importantes para todos.

Quando não entendemos isso e não alimentamos com tal inteligência acabamos por cair nas mãos dos médicos com deficiências advindas das necessidades de tais vitaminas e aí entra os suplementos nutricionais e para piorar muitos tomam essa decisão sem consultar um médico o que pode piorar a situação uma vez que a pessoa não está sabendo quais vitaminas estão em déficit no organismo.
vitaminas-deficienciaO índice de pessoas que procuram um profissional que possa avaliar corretamente e indicar o produto ou complemento corretamente ainda é muito baixo ao passo que o consumo de suplementos sem tais orientações são demasiadamente grandes. Corrigir as deficiências vitamínicas do organismo é necessário e assegura uma pré-disposição de defesa e ataque contra as enfermidades que tentam nos atacar.

Saiba a baixo o que é necessários sobe ajustes e desajustes do consumo de vitaminas e assim você poderá através da conscientização melhorar seu desempenho:

  • Ácido Fólico presente em folhas verde escuras, fígado, feijão e carnes e sua ausência poderá trazer anemia, distúrbios intestinais, prejudica a medula óssea e causar lesões nas mucosas, porém em excesso pode diminuir a intensificação de alguns medicamentos.
  • Vitamina K presente em cereais, frutas, vegetais verde quanto mais escuros melhor sua concentração e também em ovos. A carência dessa vitamina facilita hemorragia uma vez que o tempo de coagulação fica alterado.
  • Complexos B (B1, B2, B6, B12) presente em soja, peixe, frutas, fígado, lentilha, ovo, carne de porco, nozes, lentilha e nos cereais integrais. Estas vitaminas são indicadas para anemias, dermatite, depressão, fraqueza muscular, problemas cardiovasculares, inflamação de pele, porém elas estejam em excesso os sintomas são formigamentos nas mãos, intoxicações neurológicas, audição cai bastante e acentuada insônia.
  • Vitamina C presente nas frutas limão, abacaxi, goiaba, laranja, tomates, caju e também em pimenta, nabo, cenoura e outros são indicadas para problemas de pele, escorbuto e nas gengivas e em excesso pode formar cálculos nos rins.
  • Vitamina E presente em nozes, carnes, óleos vegetais, germe de trigo e ovos – sua carência traz grave desnutrição com edema e quanto a pele e cabelo ficam despigmentados, mas se em excesso pode reduzir a disponibilidade de outras vitaminas, ferro e interfere na absorção e bloqueia a atuação de outras vitaminas.
  • Vitamina D em excesso pode provocar quantidade acima do normal de cálcio no sangue, mas na medida correta combate raquitismo, cáries, osteomalácia e descalcificação.
  • Vitamina A presente em abóbora, espinafre, queijos, batata, manteiga, gema de ovo, mamão, leite integral e em carência provoca redução de peso, problemas na pele, atraso no crescimento e problemas na vista. O cuidado com o excesso para não provocar irritabilidade, fissura nos lábios, dores de cabeça, queda de cabelos, leva a pele a ficar áspera, seca e com desamamento e ainda tonturas e outros sintomas.

Observe se alguns dos sintomas acima estão frequentes e considere consultar um profissional para verifica sua saúde.

Escrever comentário

Comentário