em Saúde

Trombose Venosa Profunda, Sintomas e Tratamento

Atualmente, muitas pessoas têm sofrido com a Trombose Venosa Profunda, um distúrbio causado pela imobilidade do membro devido a falta de movimentação. Isso se dar pelo fato de ficamos por horas sentados com a perna em uma mesma posição, e o seu aparecimento é mais comum nas veias da perna.Trombose Venosa Profunda

O que é trombose Venosa?

Trombose venosa profunda (TVP) como é conhecida é uma formação de um coágulo sanguíneo em uma veia profunda. Esse é um distúrbio que geralmente afeta as veias da perna, como a veia femoral e a veia poplítea ou veias profundas da pelve. Entre outras causas da trombose é a associação da imobilidade seja por fratura, medicamentos, obesidade, doenças hereditárias, entre outros.

Sintomas

Segundo estudo o risco passar a ter a trombose venosa profunda é proporcional ao período de tempo em que pode haver uma imobilidade, sendo também comum quando a duração de uma viagem é superior a cinco horas.

Como falamos em linhas passadas o seu aparecimento é mais freqüente em viajantes que tenham fatores individuais de risco, como uso de anticoncepcionais, gestação, obesidade, idade superior a quarenta anos, infarto recente etc.

Fatores da Trombose

Cabe salientar que os primeiros casos de trombose venosa relacionada com a imobilidade prolongada foram apresentados em Londres, durante a II Guerra Mundial, onde pessoas que permaneciam sentadas por longos períodos de tempo em abrigos antiaéreos.

Logo nos anos 50, a doença foi notada em passageiros de avião que passavam longas horas, em função da trombose venosa em seu estado elevado, onde aparecia a embolia pulmonar, e em muitos casos os passageiros chegavam a morrer durante a viagem. Importante é observar todas as medidas preventivas.

Como evitar a Trombose?

Bem, existem algumas maneiras de se evitar a trombose venosa. É imprescindível para se evitar o seu aparecimento nos casos de viagens de longas horas, procurar sempre um intervalo para movimentar-se. Ora, uma das formas é se levantar e ir ao banheiro, sendo ela uma ótima dica para a prevenção desta doença. Cabe salientar que a trombose venosa profunda se não tratada pode levar à morte.

Fique Sabendo!

Escrever comentário

Comentário