Tratamento de Enjoos e vômitos durante viagens, Remédios indicados

Sintomas e tratamento do Mal do Movimento. Vômitos, náuseas e tonturas são comuns quando a pessoa viaja de ônibus, carro, navio, barco ou avião tirando muitas vezes da pessoa a possibilidade de uma vida normal – isso tem um nome: “Cinetose”, mas o melhor de tudo é que isso pode sim ser resolvido. As causas geralmente que provocam o mal estar levando até aos vômitos são as acelerações e desacelerações, movimentações sequenciais ou alternadas bruscamente.

Vomito

O mal do movimento ou cinetose como é descrita não é um mal sem cura, a cinetose tem tratamento, por isso devemos entender como isso acontece. Conforme especialistas neurocirurgiões, os sintomas de enjoos e náuseas que provocam vômitos advêm do vestíbulo. Vestíbulo é a estrutura que contém uma extensão no sistema auditivo que nós conhecemos como labirinto. O labirinto é formado por cavidades estilo canais fazendo quase um círculo e compõe-se de endolinfa (líquido viscoso). Dentro destes canais e ligados a eles, estão as terminações nervosas direcionando as sensações para o sistema nervoso central.

Durante o impacto da viagem, paradas, voltas e movimentações em geral o líquido se desloca fazendo com que os cílios gerem impulsos elétricos que são enviados para o sistema nervoso central causando os enjoos e náuseas. Esse “mal do movimento”, a cinetose é temporária, mas pode causar outros danos maiores chegando até algum tipo de inflamação no órgão do equilíbrio que pode desembocar na horrível labirintite.

Indigestivo

Práticas que amenize os sintomas – O mal do movimento pode ser diagnosticado pelo médico e os primeiros passos são alguns cuidados que tais pacientes devem observar quando vão enfrentar a situação em viagens, pois geralmente tais pessoas já escolhem o lado da janela em um carro por exemplo. Ora, se ela está ao lado da janela, os impactos da roda nos buracos e relevos do terreno fará com que a pessoa sofra movimentações mais bruscas – o melhor é que ela sente no meio do banco. Caso for viajar em um avião ou num navio, as parte mais no centro também sofre menos impacto. De outro modo, o motorista pode também auxiliar quando mantem velocidade menor para que as curvas sejam mais brandas bem como os impactos.

Ainda em termos práticos, procure não beber muito líquido ou comer antes de viajar; Se de carro, faça paradas possíveis; Procure estar mais reclinado se o banco permitir; Mantenha o corpo mais refrigerado ligando o ar se tiver; Álcool deve ser evitado; Não ficar lendo durante a viagem; Olhar para objetos em movimentos ou mesmo pela janela pode agravar os sintomas; Procure dormir para manter os sentidos mais despercebidos. Existe também uma série de exercícios que podem ser feitos e o médico faz essa orientação que é uma medida muito valiosa para pessoas que sofrem do mal do movimento.

Remédios indicados – Se você é uma pessoa em potencial para o mal do movimento, você poderá combater o mal antes que ele apareça. Quando for viajar, além dos cuidados acima citados, existem alguns medicamentos que são recomendados: metoclorpropramida, flunarizina, dimenidrinato, bem como os indicados para inibir o vômito – a ondansetrona. Fica nesse ponto do artigo a recomendação que você seja orientado por um médico antes de tomar qualquer medicamento. Estes medicamentos citados são eficientes para controlar os sintomas e por este mesmo motivo e EXTRITAMENTE RECOMENDÁVEL QUE SE FOR DIRIGIR NÃO OS TOME EM HIPÓTESE ALGUMA.

Remédios Caseiros indicados – Alguns médicos e também pacientes que valorizam a medicina natural indicam o gengibre que é uma planta já testada e cientificamente comprovada sua eficiência na cura e tratamento de problemas ligado a náuseas e doenças relacionadas ao movimento. A receita é muito simples – basta fazer o chá usando até quatro gramas da raiz fresca para 150 ml de água e beber três ou quatro vezes ao dia enquanto estiver viajando. Caso você seja um adepto da acupuntura, esta também é indicada bastando apenas uma aplicação de agulhas antes da viagem.

Se todas estas dicas não deram resultados que você precisa, ainda tem alternativa – usar antivertiginosos que será recomendado por um especialista e sob a supervisão deste. Quando a pessoa passa mal e chega aos vômitos, causa a perda de sais minerais e isso precisa ser reposto que para tanto, novamente o chá de gengibre é altamente indicado e pode ser tomado após todos estes sintomas do mal do movimento.

Fique sabendo.

1 comentário em “Tratamento de Enjoos e vômitos durante viagens, Remédios indicados”

  1. Vc falou tudo q eu tenho… Vou ver quo dos medicamentos é melhor pra mim so Deus sab como é ruim anda de carro.

Os comentários estão encerrado.