Smithfield, Palco estratégico da Segunda Guerra Mundial – Europa

Smithfield mudou-se completamente durante a Segunda Guerra Mundial . No frio subsolo da loja era o teatro de experiências secretas liderada por Max Perutz em pykrete. Uma mistura de gelo e celulose, desenvolveram um trabalho acusado de ser mais resistente do que aço.

Perutz, foi inspirado por Geoffrey Pyke e parte do Projeto de Habacuque, era para testar a viabilidade de um material para a construção de pistas flutuante no Atlântico para permitir o reabastecimento de aviões de carga de apoio a Lord Louis Mountbatten e as operações.

As experiências foram realizadas por Perutz e seus colegas em um armário de carne refrigerada no mercado de Smithfiel. Lá no açougue, um porão, atrás de uma tela protetora de carcaças congeladas serviram de experiências.

Estas experiências tornaram-se obsoletas com o desenvolvimento de longo alcance da aeronave e do projeto foi logo abandonado. No final da II Guerra Mundial , um foguete V2 golpeado no lado norte da Charterhouse Street , perto do cruzamento com Farringdon Road (1945) fez uma grande explosão que causou grandes danos aos edifícios do mercado, se estendendo até o túnel ferroviário abaixo, e mais de 110 feridos.

Europa Aqui!