em Saúde

Roteiro Médico Para Homens A Partir dos 40 Anos

Saiba quais médicos deve ser procurado nessa fase da vida. Este artigo é para pessoas de todas as idades e visa ajuda-lo a convencer seus pais e familiares a buscar orientação médica já que eles resistem tanto a se cuidarem. Saber que nessa idade nosso organismo fica mais vulnerável e não ser pego de surpresa e até prevenir ainda são as melhores forças contra doenças indesejadas que nos levam à morte ou para uma qualidade de vida ruim que tira nosso prazer de viver. Aqui vai os cuidados que devemos ter para não receber surpresas:

Endocrinologia – O diabetes está mais à vontade quando a idade chega e ela chega sem dar alarmes o que faz de homens com essa idade acima presas fáceis para o alojamento da enfermidade. Neste caso o controle da glicemia deve ser feita regularmente. Lembrando que o lipídico é um referencial para ver as elevações do colesterol LDL e também se o HDL está em baixa que também ataca problemas do cardio. Já com o mesmo médico é possível verificar a tireoide, podendo inclusive ver aqueles fenômenos que não gostamos como a andropausa.
Urologia – Antes mesmo dos 50 este profissional se faz necessário devido aos perigo do câncer da próstata. Sabemos que o exame é ainda preconceituoso, porém bem menos prejudicial que a morte. Além da próstata, também a bexiga e os rins precisam de atenção.

Cardiologia – Também mesmo antes dos 50 anos o infarto é fulminante. A visita ao cardiologista uma vez por ano (pelo menos) é essencial principalmente quando há hereditariedade do problema observando também fatos como obesidade. São os chamados exames de rotina que vai determinar a saúde de nosso coração.

Coloproctologia – Câncer do Intestino – A sequência de câncer matadores dos homens vem na seguinte ordem: Câncer de Pulmão, Próstata e depois de Câncer de Intestino “O câncer de intestino é o que mais mata o homem depois do câncer de pulmão e do câncer de próstata”. Essa incidência se dá pelo alto consumo de cigarro e fatores de alimentação sem fibra. A frequência indicada para esse profissional é de 5 em 5 anos.

Pneumologia – Ainda se tratando de câncer o Pneumologista deve estar entre os primeiros porque o pulmão é um órgão relevante sobre os outros e deve ser checado anualmente mesmo que a pessoa tenha largado o vício do cigarro. Dentro desta área médica está também importante vacinas que aumentam a resistência respiratória e muito útil para a idade disponível até em postos de saúde pública.

Odontologia – Não menos significante fica o profissional para nos dar um sorriso com saúde e deve ser visitado semestralmente para evitar gengivite, distúrbios de oclusão e inflamações gengitivas. No caso de fumantes se torna ainda maior a necessidade de frequentar o odontólogo.

Oftalmologia – Já após os 40 dificilmente um brasileiro escapa da necessidade de reparo na visão e com o acréscimo da idade vem demais problemas sobressaindo o glaucoma. O que os profissionais afirmam é que a visita regular evita a maior parte dos problemas de visão e a prevenção de cirurgias. Doenças que chegam sem barulho também são detectáveis como a hipertensão e o diabetes.

Escrever comentário

Comentário