Realidade Aumentada – Navegar em tempo real

Parece estranho o título desse artigo… ora, quem está navegando está em tempo real não é verdade? Não, não é.

Defininindo rapidamente a gente precisa de um Navegador, ou seja “Browser” (Internet Explorer, Firefox, Chrome, etc) e isso é um programa que lê endereços na internet, as “URL” que escrevemos, então eles lê no computador onde está aquele endereço e retorna o que está nesse computador.

Mas temos outro tipo de leitura que chamamos hoje de “Realidade Aumentada” que em vez de ler os endereços na internet eles vão ler outro tipo de informação como um mapa, um ponto turístico, uma imagem, veja dois modos que acontece:

  • Uma pessoa tira foto de um lugar, colhe informações, senta diante de um computador, trabalha no programa e coloca na internet para as pessoas navegarem e ver essas informações.
  • Usando um navegador e um aplicativo tudo que está acontecendo pode chegar ao mundo real – com o uso de navegadores (browsers) e aplicativos de realidade aumentada.

O navegador Layar, é usado em celulares Android que foi feito por pesquisadores holandeses e tem a habilidade de lêr em tempo real, lêr a realidade em vez de endereços como nós digitamos. Assim, ele não abre as páginas da internet, ele abre camadas (Layers) de realidades.

“Nós criamos o Layar porque achamos que era uma maneira de ajudar a melhorar o que já existe”, foi o que disseram os criadores. Parece meio paranóico e essas coisas são boas. Eles ainda deram o seguinte exemplo:

Por exemplo: você consegue acessar a Wikipedia dele, mas não digita o endereço do site.com. Basta apontar a câmera para um ponto turístico e acessar a camada com os dados da Wikipedia para exibir informações sobre o lugar.


Para muita gente que embarcou nessa, começaram a ver o mundo em camadas o que já existem 116 camadas para o Layar em todo o mundo. Muitos desenvolvedores chamados independentes estão criando e trabalhando no projeto:

  • Albergue no Japao
  • Estações de metrô em Londres
  • Restaurantes e lanchonetes em Hong Kong
  • O Layer possibilita você encontrar pessoas que estão twittando perto de você
  • Pode saber se vai chover ou não
  • No berço do Navegador Layar, na Holanda ja criaram camadas para encontrar de graça trabalhos para os estudantes

Agora nesse mes foi lançado o Layar 3D e sobre isso eles dizem o seguinte: “O 2D oferece informação, mas o 3D proporciona uma experiência de imersão. Você pode colocar um prédio em um espaço e isso é uma coisa muito poderosa”, diz Lens-FitzGerald.

O Navegador Layar é um programa gratis, e os celulares com sistema Android são ápitos para o aplicativo funcionar, só precisamos que as pessoas que desenvolve aqui no Brasil trabalhem nas camadas.

Você pode visitar o site do navegador e obter mais informações basta digitar no navegador layar.com

Até Breve

Um comentário em “Realidade Aumentada – Navegar em tempo real

  1. Estou tentando entender um pouco sobre o Layar para criar camadas. Não encontro tutoriais em português para auxiliar o entendimento. Os desenvolvedores de camadas para o Layar no Brasil parece ainda ser muito pequenos.

Deixe uma resposta