Queen’s House, Palácio em Forma de H em Londres – Europa

O Queen’s House é um palácio da Inglaterra situado no borough de Greenwich, em Londres. Foi desenhada e iniciada entre 1614 e 1617 pelo arquiteto Inigo Jones, no início da sua carreira arquitetônica, para a Rainha Ana da Dinamarca, a esposa do Rei Jaime I.

O palácio foi alterado e completado por Jones, numa segunda campanha em cerca de 1635, para a Rainha Henriqueta Maria de França, esposa do Rei Carlos I. A Queen’s House é um dos mais importantes edifícios da história da arquitetura britânica, sendo o primeiro edifício conscientemente clássico a ser construído na Grã Bretanha.

Queen-house

Foi a primeira encomenda importante feita a Jones depois de regressar do seu grand tour pela Arquitetura da Roma Antiga, do Renascimento e Palladiana na Itália, ocorrido entre 1613 e 1615.

Alguns edifícios ingleses anteriores, como Longleat House, haviam adotados elementos do estilo clássico, mas estes restringiam-se a pequenos detalhes, não se aplicando de uma forma sistemática.

A forma destes edifícios não era informada pelo entendimento de precedentes clássicos. A Queen’s House devia parecer revolucionária aos olhos ingleses daquela época. Jones foi creditado com a introdução do Palladianismo com a construção da Queen’s House.

Apesar de divergir das limitações matemáticas de Palladio e ser, provavelmente, o precedente imediato da planta em forma de H, está no caminho da Villa Medicea di Poggio a Caiano, desenhada por Giuliano da Sangallo.

 

Europa Aqui!

Um comentário em “Queen’s House, Palácio em Forma de H em Londres – Europa

  1. Pingback: Queen's House, Palácio de Três Tetos - Europa

Deixe uma resposta