em Casa

Preparar para o Revestimento Como Fazer Chapisco, Emboço e Reboco

Você já colocou toda a alvenaria e também fez a cobertura e agora é hora de fazer o revestimento de sua construção. É hora de fazer o acabamento e devemos escolher qual o melhor, mais viável e saber como preparar a parede revestimento. Essa etapa da construção é de suma importância e deve ser bem feita como todas as outras. O preparo para o revestimento tem três camadas e vamos comentar sobre elas

Para chegar ao acabamento (revestimento) temos que passar por essas três etapas da construção:

  1. Chapisco
  2. Emboço
  3. Reboco

Aqui temos que observar a necessidade da argamassa estar preparada para resistir aos choques que vai sofrer e isso se observa pela aparência da argamassa e ela deverá ser impermeável quando aplicadas no exterior.

Revestimento de Parede

Como Fazer Chapisco:
Primeiramente aplica o chapisco com o objetivo de deixar a alvenaria bem áspera. Essa massa irregular, cheia de “pedrinhas” faz com que a parede fique de uma forma fácil para que outro material venha e se afixe na parede. Esse revestimento posterior, que será aplicado por cima do chapisco deve encontrar essa característica para se firmar melhor na parede. O chapisco pode ser feito de quatro modos diferentes um do outro:

  1. Chapisco Rolado – Como fazer: Nesse tipo de chapisco é juntado a ele um produto aditivo que vai contribuir para que a argamassa grude na parede com bem mais facilidade. Assim, com um rolo próprio de textura vai aplicando à parede – sem segredos.
  2. Chapisco Industrializado – Como fazer o chapisco industrializado? – quando a superfície que receberá o chapisco for de baixa absorção o indicado é o chapisco industrializado, pois este é aplicado com um rolo de textura e na maioria das vezes com a ajuda de uma desempenadeira.
  3. Chapisco Convencional – Como fazer o chapisco convencional? – Esse chapisco é o mais comum e bastante usado onde o pedreiro aplica o mesmo com uma colher de pedreiro lançando a massa com uma mão através de uma peneira segura na outra mão formando uma superfície cheia de “imperfeições” que servirá com âncora para que a próxima argamassa.
  4. Chapisco com Pedra Britada – Como fazer o chapisco com pedra britada? – Esse método é muito usado para parede de ostentação externa, em muros e já trabalha a decoração onde o profissional utiliza areia, cimento, pedra britada e água podendo, porém adicionar pequenas quantidades de cal.

Preparar Revestimento
Como Fazer o Emboço:
O emboço é quando existe necessidade de fazer um Reboco Grosso e deve ser aplicado logo em cima do chapisco deixando a superfície áspera para que facilite a aderência do reboco. O emboço é apenas sarrafeado com a régua. Quando utilizado diretamente a argamassa pode-se usar somente o emboço dispensando o reboco, e se este for o caso, o profissional deverá utilizar diretamente desempenadeira de feltro para deixar a superfície em sinal de acabamento.

A argamassa para preparar o emboço é a mais simples bastando areia e cimento. Geralmente muitos profissionais preferem a argamassa já industrializada devido ao rendimento dispensando o reboco, menor mão de obra não necessitando que gaste um tempo maior misturando areia e cimento e também devido à qualidade do material de boa qualidade industrializado.

Por falarmos que o emboço é grosso deve-se saber que o mesmo não deverá passar de 2,5 centímetros quando trabalhado do lado interno do ambiente podendo até 3,0 centímetros quando o ambiente é externo. Caso não esteja utilizando argamassa, as orientações do engenheiro devem ser seguidas, e na falta deste siga o padrão para revestimento interno de 1:2:8 e o lado externo vai para 1:2:6.

Como fazer o Reboco:
Para fazer o Reboco aplique uma fina camada de argamassa sobre a superfície do emboço que dará maior proteção à parede, uma melhor aderência para o revestimento. Basta 5 mm para preparar a superfície e devido a camada ser essa razão também é chamada de camada fina. Agora, caso seja utilizado argamassa não haverá necessidade de fazer essa camada fina ou esse reboco.

Uma observação que vale um milhão:
Quando o revestimento que será utilizado, tais como as argamassas especiais, como barra lustre, pedras calcárias, fulget, minerais, pedras de mármores, pedras de Pirenópolis, pedras polidas  e outras desse estilo é importante que seja feita por pessoas treinadas para tal e que seguem a orientação dos fornecedores.

Até Breve

Escrever comentário

Comentário

  1. Bom dia! Gostaria de tirar uma dúvida: Eu posso chapiscar o muro que está no tijolo e depois colocar o revestimento com a argamassa direto no chapisco? Obrigada!

    • Boa tarde! Não é apropriado fazê-lo, pois a superfície estará muito grossa e irregular. O ideal é que seja feito, primeiro, o nivelamento da parede (emboço sarrafeado) e, conseqüentemente, a aplicação da argamassa com o revestimento pretendido.

  2. Eu gostaria de saber o tarço do chapisco c/ brita zero, a quantidade exata do traço, areia, brita e cimento.

  3. boa noite posso rebocar uma parede que possue pedras,que posteriormente serão aplicadas canjiquinha ou melhor retirar as pedras e depois rebocar.