em Praias

Praia de Itaúnas, Turismo, Forro, Dunas e muita areia

O forte mesmo em Itaúnas, são as dunas que variam em até trinta metros de altura. Hoje é um subdistrito anexado a Conceição da Barra (distrito principal) e Braço do Rio, localizado ao norte do litoral do Espírito Santo, no Brasil.

Itaúnas_vista

A pequena vila turística do litoral brasileiro, muito famosa por suas praias, pela paisagem marcante das Dunas de Itaúnas e pela tradição do Forró Pé-de-Serra. A partir da formação da Dunas, na década de 70, Itaúnas ganhou um grande atrativo turístico, e aos poucos alguns aventureiros começaram a visitar o local, ainda muito pobre e pouco conhecido.

  • Depois da década de 90 diversas pousadas surgissem na vila, que se tornou um do locais mais visitados do Brasil. A partir de 2004 ficou proibida a construção de novas pousada e hoteis em Itaúnas, para evitar a descaracterização da vila.

Anualmente Itaúnas recebe a visita de forrozeiros de todas as regiões do país que se deslocam até a vila para desfrutar do mais autêntico Forró Pé-de-serra. Anualmente no mês de Julho é realizado o “Festival Nacional de Forró de Itaúnas”, evento onde bandas e dançarinos se reúnem durante duas semanas para muito forró e animação.

A praia de Itaúnas estende-se por 25 km, iniciando-se na foz natural do Rio Itaúnas ( ao sul) e seguindo rumo norte até o Riacho Doce, curso d’água que separa as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, entre os estados do Espírito Santo e Bahia.

Toda a faixa litorânea, incluindo praia, mangue, restinga, dunas e áreas de mosaico está dentro do Parque Estadual de Itaúnas, uma Unidade de Conservação de uso indireto criada em 1991. Três quilômetros de praia estão reservados ao uso público.

 

Praias Aqui!

Escrever comentário

Comentário