Pousadas em Portugal, instalações hoteleiras de qualidade e conforto – Trismo na Europa

Se você preferiu curtir seu turismo em Terras portuguesas você pode recorrer as Pousadas de Portugal, Elas são uma rede de instalações hoteleiras de qualidade e conforto, criadas a partir da década de 1940. Hoje sua extensão abrange uma cota de quarenta e três unidades, muitas delas em edifícios históricos.

pousadas-portugal

Atualmente a rede é detida maioritariamente pelo Estado Português e gerida por um grupo privado, o GPP – Grupo Pestana Pousadas. As Pousadas destinavam-se a “alojar os visitantes e fornecer-lhes a alimentação no respeito do estilo de cada região”.

A primeira unidade da rede foi inaugurada em 1942, em Elvas, no Alentejo, região que atualmente concentra o maior número de pousadas históricas, e ainda hoje se encontra em funcionamento. Outras “Pousadas Regionais” foram sendo inauguradas, sempre com um número reduzido de quartos e com uma especial atenção à gastronomia de cada região.

Em 2003 o Governo português presidido por Durão Barroso, face a uma situação de acumulação de resultados líquidos negativos durante mais de uma década, e com 1 milhão de euros de prejuízo só em 2002, decidiu privatizar em 49% o capital da ENATUR, bem como ceder a exploração das Pousadas de Portugal ao grupo que ganhasse essa privatização.

Em Outubro de 2005 abriu a primeira Pousada de Portugal fora do país. Tratou-se da Pousada do Convento do Carmo, em Salvador, no Brasil, instalada no antigo Convento das Carmelitas, construído em 1586.

Europa Aqui!