Passo a passo: Como Instalar Chrome OS

Quando o Google publicou recentemente o código fonte do Sistema Operacional Chrome, já era possível aos programadores criar imagens, formatos e resolver o código de maneira aplicavel ao usuário, ver compatibilidades e coisas mais.

O site Tech e o site gembeta também empenhou em reportar a publicação da imagem acima que nós mostra como foi possível, nós já podemos passar mais detalhes de como funciona o uso do Chrome OS.

A pirmeira preocupação é sobre a compatibilidade – mas isso por agora não é problema, pois você pode fazer isso somente em modo virtual para sentir na pele (mais precisamente na pele dos dedos) e ver com teus próprio olhos em seu computador. A aplicação é totalmente gratis para nós fazer este teste tão esperado.

Então em primeiro lugar, vamos criar um versão VirtualBox – que é uma ferramenta que pode simular um sistema operacional sem nenhum problema de compatibilidade com outros sistemase sem causar nenhum risco para o seu atual sistema.

1º – Passo: Para baixar o Virtual Box clique aqui www.virtualbox.org, apesar de estar inglês não tem muito mistério. Nessa pagina clique do lado esquerdo em Download e tenha o cuidado de escolher a versão correta, pois o mesmo tem versões para windows, linux, mac e ainda em 86 ou 64 bits. O arquivo é um pouco grande, o melhor é ter um gerenciador de download, mas se a sua conexão não estiver caindo tudo bem. (eu uso o Dap para gerenciar downloades)

Depois de instalar o VirtualBox parta para a outra etapa (segundo passo):

2º – Passo: Baixe também o arquivo para instalar o Google Chrome OS, ou seja, vamos baixar o Sistema Operacional do Google chamado Chrome OS. Para isto nós temos um link para Torrent. (para quem não conhece é um bom programa para baixar arquivos que estão distribuido em Torrent. Ele é bom porque não perde o dwonload mesmo se a conexão cair ou você desligar o computador – quando abrir novamente o programa Torrent ele continua a baixar – Um bom programa e gratis e eu uso é o uTorrent, basta pesquisar no google para encontra-lo). Para baixar o Ghrome OS em torrent clique aqui. Nesse link voce vai baixar um arquivo comprimido em formato BZ2 com a imagem em formato.

3º – Passo: Nesse passo vamos executar o arquivo VirtualBox para instalar uma “máquina virtual”, você pode entender isso, como Um computador que não existe, dentro do seu computador que existe. É tudo simulação, é tudo faz de conta, mas, um faz de conta que processa e te devolve imagens, ações como se o programa (no caso o Chrome OS) estivesse instalado definitivamente e de fato. Isso faz você experimentar um sistema antes mesmo de usá-lo

O VirtualBox, ao se instalar coloca um botão na barra de ferramentas. Ao chegar na imagem conforme figura a baixo, você pode colocar o nome do Chrome OS mesmo e em cima de qual versão você quer intalar o Chrome OS – no caso em baixo é Linux, mas você pode colocar o Windows mesmo não tem nenhum problema

4º – Passo: Você terá que decidir o quanto de memória RAM pode disponibilizar para o Chrome OS. Isto também vai depender de quanto você pode dispor. Seu computador é de 1 Giga, 2 Giga de RAM? Bem, o Chrome OS funciona com pelo menos 256 Mega, não é muita coisa. No exemplo meu eu coloquei mais porque tenho 4 Giga de RAM num sistema de 64 bits.

5º – Passo: Pense comigo… Mesmo que seja tudo virtual, ele precisa de memória para simular a velocidade, como vai funcionar, se é leve ou não, e também precisa de espaço no disco, concorda? Já decidimos sobre a memória para fazer a simulação e agor vamos decidir em qual disco do computador vamos fazer a instalação. Muitos computadores tem mais que um disco. Se você tiver somente um disco não tem problema, vamos especificar o tamanho que podemos disponibilizar para toda a simulação. Lembra que baixamos o Sistema Operacional Chrome e que ele possui 280 mega? Aquele arquivo VMDK?. Esse arquivo deve estar no lugar onde formos instalar a máquina virtual. Então, temos que considerar o tamanho do arquivo e mais espaço para a instalação:

Depois de todas essas informações, pressionamos o botão para terminar a instalação do VirtualBox, e após isto vamos abrir o VirtualBox seu computador vai ter uma tela preta por alguns segundos, talvez um minuto – depende da potencia de seu computador. Quando ele voltar, teremos a tela seguinte:

Eis aqui nosso sistema operacional novo, Chrome OS. Esse sistema operacional portátel testeado numa maquina VirtualBox mostrando suas conexões. Ele é um sisema operacional voltado para navegação. Quando abrimos essa tela de login – já está inusitado que a internet está conectada pronta para uma nova viagem na era espacial, ou melhor, na era real da web.

Até Breve

Um comentário em “Passo a passo: Como Instalar Chrome OS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *