Passar as Férias na França – Lugares Interessantes

A fachada é decorada com mais de 70 esculturas, organizadas em dois temas decorativos, a Ascensão e o Juízo Final, que são habilmente intercalados. Cristo é retratado na mandorla, enquanto dois anjos junto com os apóstolos lhe mostram a visão celeste.

Todos os seus rostos, bem como as dos outros fiéis sob os arcos, olham em direção ao Redentor; vice-versa, o danado, empurrado para trás nos arcos laterais e transformado em vítima de Satanás, sofre o castigo. Além destes dois principais temas, os escultores retratam cenas da vida cotidiana, como a caça, destacando dificuldades e penoso trabalho.

francaparis

O interior da Nave é coberto com três cúpulas, um transepto de grande comprimento com elevadas torres ao longo do norte e do sul, e um coro apsidal com quatro capelas. No cruzamento com o transepto, há uma grande cúpula sobre colunas, que substituiu a original destruída em um dos cercos protestantes de 1568.

Uma vez iluminados por duas torres lanterna, o transepto tem mantido apenas o norte (Abadie também modificou isso, e transferiu as esculturas medievais para outros locais, que se caracteriza por várias ordens de janelas separadas por barras verticais. O coro semicircular é ladeado por pequenas apses e cobertas por uma meia cúpula.