Pall Mall, Lugar histórico de Westiminster, Londres Europa

Pall Mall é uma rua na cidade de Westminster, em Londres é a rua é uma das principais vias públicas na região de St James’s, em Londres, e representa um trecho da estrada regional A4.

Pall Mall é mais conhecida por ser sede de diversos clube de cavalheiros construídos no século XIX e início do século XX. Entre eles estão o Athenaeum, o Travellers Club, o Army and Navy Club, o Reform Club, o United Services Club, o Oxford and Cambridge Club e o Royal Automobile Club.

Pall-Mall

A rua foi também o epicentro da cena das belas artes em Londres; em 1814 a Royal Academy, a National Gallery e a casa de leilões Christie’s situavam-se ali, embora nenhuma tenha permanecido no local por muito tempo. Número 100 da Pall Mall, antiga sede da National Gallery, entre 1824 e 1834.

A propriedade alodial de quase todo o lado sul da Pall Mall pertenceu à coroa por centenas de anos, e até hoje é de propriedade do Crown Estate. O Palácio de St. James situa-se no lado sul da rua, em seu lado oeste. A Marlborough House, que já foi residência real, situa-se a seu lado, a leste, abrindo-se para um pátio situado ao sul da rua.

O War Office estava instalado num complexo de edifícios na mansão ducal de Cumberland House, projetada por Matthew Brettingham e Robert Adam.

A rua também hospedou pelo menos duas outras residências ducais de importância arquitetônica, a Schomberg House e a Buckingham House, a residência em Londres dos duques de Buckingham e Chandos, que foi reconstruída para eles por sir John Soane (não deve ser confundida com a Buckingham House que se tornou posteriormente o Palácio de Buckingham).

Europa Aqui!