em Geral

Oprah Winfrey e a Televisão

Em 1983, Oprah Gail Winfrey se mudou para Chicago para liderar o talk show matinal AM Chicago, que teve seu primeiro episódio exibido no dia 2 de janeiro de 1984. Dentro de poucos meses, o programa de Oprah se tornou o mais visto da região de Chicago superando o concorrente The Phil Donahue Show.

O sucesso foi tanto que a emissora concedeu uma hora inteira de duração ao talk show que foi rebatizado de Oprah Winfrey Show e passou a ser transmitido para todo o país em Setembro de 1986. Já tendo superado os concorrentes locais Oprah duplicou sua audiência nacional, superando Donahue no ranking de talk show mais visto da América.

O sucesso foi tanto que a revista Time publicou: “Poucas pessoas apostaram que Oprah Winfrey teria uma rápida ascensão na mídia televisiva. Em uma área de trabalho dominada por homens brancos e mulheres brancas, ela é uma negra de preferência majoritária… Ela não é concorrência para Paul Donahue…Trata-se do talk show como uma sessão terapêutica.” Em meados de 1990, Oprah adotou um programa em formato de tablóide tratando sobre doenças cardíacas e assuntos religiosos e entrevistando pessoas de origem humilde.

Em 1993, Oprah conseguiu uma rara entrevista com o cantor pop Michael Jackson que se tornou o quarto evento mais assistido da TV americana com uma platéia recorde de 100 milhões de pessoas.

Em 2004, outro fato marcante ocorreu, quando Oprah distribuiu carros Pontiac G6 para toda a platéia, totalizando 276 veículos doados pela Pontiac como parte de um acordo publicitário.

Oprah assinou contrato com a emissora ABC para estender o programa até a temporada 2010-2011. Se o programa continuar a ser produzido além desta temporada terá um total de 25 anos de existência. Pelo contrato, a última temporada (2011) ficou estabelecida com 130 episódios, dez a menos que a quantidade produzida normalmente.

A edição de 2004 do Prêmio Nobel da Paz foi apresentado por Oprah ao lado do ator Tom Cruise. O evento também contou com participações especiais de Cyndi Lauper, Andrea Bocelli, Joss Stone e outros artistas.

 

Até Breve!

Escrever comentário

Comentário