O significado da árvore de natal

Se pararmos para pensar, é bem como algumas pessoas falam “passou julho já é Natal!”, a vida é uma correria sem tamanho, pais cuidando de seus afazeres, dos deveres dos filhos, do lar… é uma infinidade de atividades que a vida acaba passando num piscar de olhos. E com isso o final do ano logo chega.

Acontece que só “cai a ficha” que é Natal quando vemos as propagandas na televisão, as lojas enfeitadas para esta data, alguns comentários aqui e outros ali… Aí sim notamos que é momento de entrar no espírito natalino e aproveitar o momento, tanto com os amigos quanto com a família.

Existem tantos símbolos no mercado que nos dirigem ao espírito do Natal, porém podemos dizer que o pinheiro é o mais ligado a este tema.

A árvore de Natal desempenha um papel importante nesta data comemorativa, ou seja, o nascimento de Jesus; os cristãos da antiga Europa enfeitavam suas residências com pinheiros, os quais eram as únicas árvores que continuavam verdes nas imensidões da neve.

Conta-se muitas histórias abordando sobre a origem da árvore de Natal, e dentre tantas podemos destacar uma em que Martinho Lutero caminhava em uma determinada noite, pensando em como poderia celebrar o Natal de forma diferente e, ao olhar para o céu estrelado, notou um pinheiro, o qual fez um contraste lindo com as estrelas do céu, embelezando seus olhos com as estrelas que brilhavam ao fundo da árvore, então pensou em uma árvore com velas brilhando, as quais imitariam as estrelas.

Então, Lutero, cortou um pinheiro e o levou para casa, decorando-o com frutas, laços coloridos e finalmente, com velas que acendia às noites enquanto falavam sobre a vinda de Jesus, que trouxe luz às nossas trevas. Com isso, podemos dizer que a árvore de Natal é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de Jesus Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *