O Que é Fibromialgia, Seus Sintomas, O Que Causa e Tratamentos

A Fibromialgia não é fácil de ser detectada até pelos médicos. Ao que nos consta, nem todos estão preparados para diagnostica-la devido seus sintomas serem bem parecidos com outras doenças tanto de ordem física quanto de ordem emocional. Espero ajudar você e entender o que é fibromialgia, detectar através de seus sintomas, saber o que pode desencadear a doença e os tratamentos disponíveis.

O Que é Fibromialgia:
Os especialistas nos mostram é que uma doença essencialmente de dores musculares como se você tivesse passado por um período muito longo dentro de um ambiente sem poder se locomover e numa posição encolhida onde até sua respiração ficasse sem muita liberdade. Nessa situação, qualquer pessoa ficaria abalada fisicamente com todos os músculos do corpo comprometidos com dores horríveis e dormências prolongadas sem saber por que e de onde vieram todas essas pressões sobre o corpo, levando assim, a pessoa à ansiedade e a tão indesejada depressão.
– Você pensa que ao passar por essa situação você estará pronta para fazer as tarefas comuns do dia-a-dia e lembrar-se de tudo e que precisa? – Certamente que não. Você será assaltada por um sentimento de incompetência.

Tratamento da Fibromialgia A fibromialgia ama as mulheres (infelizmente), pois elas são as mais atacadas pela doença conforme a mais nova estatística. Os portadores sofrem muito desde o começo, pois é difícil chegar à conclusão que o paciente está com fibromialgia e mesmo quando chega ao veredito da doença você precisa lhe dar com a informação que a medicina ainda não consegue identificar a origem da doença na maioria das vezes e o que é mais difundido é que ela pode vir de um trauma ou grande carga de stress. Outra informação que já temos é que, como foi dito acima, os portadores em sua maioria são as mulheres chegando à faixa entre 80% a 90% para elas e a faixa etária fica geralmente entre os 30 a 50 anos.

Os Sintomas da Fibromialgia:
Até que o paciente procure o médico, ele já está numa fase de sentir alguns destes sintomas:

  • Fortes dores nos músculos, nos ligamentos, nos tendões e nas articulações por mais de 02 meses.
  • O paciente já não consegue sono para dormir e passa por muita fadiga.
  • Ele sente queimação nos músculos ou mesmo contrações tornando muito sensível ao toque.
  • Não consegue concentração nas tarefas costumeiras e esquece muito pequenas coisas ou detalhes de um procedimento corriqueiro.
  • Conforme sua faze as enxaquecas se tornam crônicas e TPM forte aliada a dores abdominais e humor alterado.
  • Os problemas digestivos se tornam instáveis podendo ficar com diarreia ou intestino preso e gases.
  • Pode ser que as mandíbulas começam a doer ou ficarem desconfortáveis, bem como na lateral da testa, próximo às orelhas e ainda no queixo.
  • Os formigamentos e as dormências são fortes.
  • Um aumento de ansiedade e depressão.
  • Normalmente o paciente já é portador de Lupus Eritematoso Sistêmico, Síndrome da Fadiga Crônica, osteoartrose, Artrite Reumatóide, hérnia de disco ou osteoporose.

Observando que geralmente a pessoa com fibromialgia sente pelo menos 03 dos sintomas citados a cima e não necessariamente todos estes sintomas, mas o comum a todos são as dores musculares.

O Diagnóstico da Fibromialgia:
A dificuldade maior e que estes sintomas são comuns a várias enfermidades tornando difícil a detecção da doença, inclusive até mesmo as doenças de ordem emocional causam estes sintomas. Além do mais, os exames não mostrarão absolutamente nada que justifique as imensas dores esparramadas pelo seu corpo e isso levará facilmente a maioria dos médicos a lhe dizerem que você não tem nada. A terapia corporal tem ajudado muito a enxergar a presença da fibromialgia.

As Causas da síndrome da Fibromialgia:
Há alguns médicos que afirmam que a Fibromialgia vem de ordem genética, mas também sem provar e mostrar qualquer gene culpado que cause os sintomas. O que se verifica de concreto é que um stress forte ou trauma possa causar ou desencadear a fibromialgia. Também se sabe que os músculos carregam em memoria local os fatores que vivemos bons e ruins expressados ou não e que o reflexo da nossa história é revelado pela serotonina, pois essa é uma de suas funções: Mostrar o prazer e a dor. Também essa é a explicação de especialistas quando explicam com razão o fato que as mulheres são as mais atacadas pela fibromialgia, pois as mulheres são mais sensíveis e com maior desejo de agradar e também de ser correspondidas ficando também mais expostas à margem dos efeitos, é mais que questões hormonais.

Tratamento da Fibromialgia:
A ciência e a experiência concordam com o simples fato que quando a gente sabe de onde veio nosso problema, então 50% dele já está resolvido. A fibromialgia ainda tem sua origem desconhecida, ainda não sabemos a causa dessas intensas dores musculares que apesar de crônicas não são de fator inflamatório, tudo que fizermos por enquanto, terá apenas efeito paliativo. Uma série de fatores vai determinar o sucesso desse paliativo, como o médico saber conduzir a situação, remédios para dores que não resolverão definitivamente, mas que pode melhorar seu sono (isso já ajuda bastante) e também remédios antidepressivos e as não dispensadas terapias corporal e ocupacional. Você também poderá trabalhar a ansiedade e também no fortalecimento dos músculos.

Comente sobre a fibromialgia caso você tenha experiência compartilhe conosco, pois nossos leitores sempre estão compartilhando suas ideias.

Para conhecer mais sobre a fibromialgia visite o site www.fibromialgia.com.br/

Até Breve.