em Europa Aqui, Turismo Na Europa

O Eurotunel, da França à Inglaterra em minutos – Canal da Mancha

O Eurotunel tem sido considerado uma das mais brilhantes obras de engenharia desde o século XIX. Um túnel ferroviário submarino de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. Os britânicos também o chamam coloquialmente de The Chunnel.

Apesar da primeira tentativa de escavação do túnel ter começado em 1880, o projeto foi abandonado logo depois, e permaneceu adormecido durante centenas de anos. Em 1988, tratados internacionais foram assinados, negócios fechados e mais uma escavação foi iniciada.

A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados. O empreiteiro principal foi a TransManche Link, um consórcio que englobava 15 empresas e 5 bancos de ambos os países. Foram usadas grandes máquinas, tunnel boring machine (TBM).

Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhões de metros cúbicos de cal foram escavados só do lado inglês; a maior parte foi deitada ao mar em Shakespeare Cliff, perto de Folkestone tendo com isso, roubado ao mar cerca de 360 000 m².


CURIOSIDADES

Data da construção: 1994
Custo: Aproximadamente 9 bilhões de libras.
Altura: 7,6 metros
Comprimento: 50,45 quilómetros
Profundidade: entre 40 a 75 metros abaixo do solo do mar.
Número de trabalhadores: 15.000
Tempo de construção: 6 anos
Material de construção: cimento armado e aço
Número de janelas: nenhuma
Volume de terras removidas: 4 milhões de metros cúbicos, só no lado inglês

Europa Aqui!

Escrever comentário

Comentário