O Açúcar Que Nos Leva Do Prazer Às Doenças

Hum… Quem não gosta de doces, chocolates, sorvetes e tantas outras guloseimas que nos leva às alturas? Porém, se as medias não forem corretas o prazer vai desencadear situações clínicas nada agradável como obesidade (só a obesidade pode trazer muitas doenças), hipertensão e doenças cardíacas.

Daí parece não ter fim o surgimentos de quadros doentios como o diabetes tipo 2 que se torna uma doença crônica. O líquido produzido por nossas pâncreas para ajudar a impedir que o açúcar penetre nas células é prejudicado pela resistência que o organismo adquire com o consumo em excesso do açúcar. Ora, se a insulina se torna ineficaz as complicações aparecem porque o açúcar fica retido no sangue podendo levar até a morte.
sacarose e glicoseOutras situações doentias que vem do sobrepeso é a pressão sobre a coluna, o bloqueio de sangue para o coração (aterosclerose) deixando o coração sem oxigênio e ainda o fígado fica lesionado além disso, essa gordura se concentra em sua maior parte no abdome traz mudanças microbiota intestinal, desconforto, gazes, surgimento de bactérias e fungos de seguimento patogênico encontra um ótimo ambiente para proliferar.
sacarosseDevemos saber muito bem separa a “Sacarose” da “Glicose” – essa foi a grande confusão na população quando se noticiava que o organismo precisa de açúcar para manter suas atividades diárias. Na verdade, nós precisamos da “Glicose” por ser o combustível a funcionar o organismo nos músculos e nos tecidos, o que faz sua absorção processar bem rápido. A glicose é encontrada em carboidratos. No caso da “Sacarose” é aquela advinda da cana-de-açúcar e essa é prejudicial quando consumido em excesso. Ela está presente em muitos produtos que consumimos ao longo do dia como em refrigerantes, no café, no pão e vários outros alimentos.