Novidades Sobre o Teste do Pezinho e da Orelhinha

Sabemos que é direito de toda criança e um dever dos pais fazer com que seus filhos passem pelos dois Testes. As perguntas que interessam são as seguintes:

  • O que é o Teste do Pezinho?
  • Porque Teste do Pezinho?
  • Porque realizar o Teste?
  • O que é o Teste da Orelhinha?
  • Quando deve ser feito?
  • Por que todo bebê deve fazer?
  • Como é feito o Teste?

Vamos responder estas perguntas interessantes, pois o teste do pezinho é feito em laboratório e objetiva detectar previamente, antecipadamente ocorrências que poderão prejudicar o bebê para o resto de sua vida tais como degenerações mentais e outras que sabendo precocemente poderão ser extintas. A Lei garante a todo recém-nascido o direito destes testes.

O nome Teste do Pezinho se deve ao fato de que o sangue é coletado no calcanhar da criança e deve ser feito do seu 3º dia até o 5º de nascimento. Porém por motivos de forças maiores pode ser feito posteriormente até com 30 dias de nascido, após isto não haverá meios de detectar doenças antecipadamente.
teste do pezinhoPor sua vez, o “Teste da Orelhinha” é bem simples, rápido e não oferece dores à criança. É também chamado de “Exame de Emissões Otoacústicas”.

O motivo deste teste e garantir que nos primeiros dias de infância o recém-nascido já conta com um dos principais estímulos para seu desenvolvimento sabendo se a criança irá ouvir ou não.
teste da orelhinhaPartindo daí a quantidade de surdez é considerada alta chegando a estatística de 1 a 3 em cada 1.000 e entre os bebês de UTI neonatal chega a 2 a 6 para a mesma quantidade de recém-nascido.

Cada situação por mais simples que seja pode desencadear problemas auditivos ou se instalar nos primeiros dias/meses de vida mesmo sem precedência na família.

O Teste da Orelhinha é simplesmente uma triagem com exame de emissões otoacústicas evocadas quando se produz estímulo sonoro bem na parte de captação de retorno introduzindo uma apropriada sonda em sua orelhinha – não tem contraindicação, não dói e não incomoda a criança.
prevencao da surdezNa eventual situação de problemas, o CRASA que é o Centro de Reabilitação e Atenção à Saúde Auditiva – Unidade da APAE Anápolis oferece gratuitamente o tratamento que é preciso. Dentro da região centro-norte de todo o Estado de Goiás o CRASA é referência no assunto.

Geralmente o Governo já instalou em quase todos os municípios a capacidade de fazer o teste do pezinho e caso você esteja em um local onde não acontece os testes, você deverá entrar em contato com o telefone 62 3098-2525 para orientações.

Fonte, informações e lugares de fazer o teste do pezinho na região centro-oeste ou em qualquer unidade da APAE do Brasil ou em Laboratórios você será orientado.

Laboratório da APAE Anápolis
Av. Senador José Lourenço Dias, 1.380 – Centro
Fone: 62 3098-2525

CRASA – Centro de Reabilitação e Atenção à Saúde Auditiva
Rua Coronel Aquiles de Pina, 116 Centro
Fone: 62 3943-6969
E-mail: [email protected] / www.apaeaps.org.br