NIM, Sementes, Óleo e Folhas, Produtos da Planta e Suas Utilidades

NIM, Sementes, Óleo e Folhas. Produtos da Planta Possui Muitas Utilidades. Planta da Índia como Pesticida. O Nim Também é conhecida como nim ou amargosa. Como árvore “multiúso” ou “pau para toda a obra”, já que tem um conjunto não despiciendo de utilidades. As suas folhas, frutos, sementes, casca e madeira têm diversas aplicações, tanto como fonte de materiais usados pela medicina, veterinária, cosmética, como na produção de adubos e no controlo de pragas.

NEM.jpg

Nesse último quesito, tem chamado a atenção por ser excelente no controle biológico de diversas pragas e doenças que atacam plantas e animais no campo. As plantas de NIM quando adultas, dão sombra, fornecem madeira de grande qualidade para moveis, mourões e estacas, por serem resistentes ao cupim. Também são usados na recuperação de solos degradados.

Das sementes do NIM, extrai-se um óleo, que atualmente é muito procurado pelas indústrias, para a fabricação de defensivos de plantas e de diversos medicamentos de uso humano e animal. É também utilizado para produção de cremes para pele, xampus, sabonetes e creme dental.

O Nim é obtido a partir da manipulação de folhas e sementes. O processo de fabricação é simples. As folhas são retiradas das árvores e colocadas em uma estufa. Depois de desidratadas, são moídas e viram pó. A partir desse material, é possível obter um extrato concentrado, misturando com álcool. Outra possibilidade é extrair o óleo das sementes de nim.

Além do manejo ecológico de jardins, o nim também pode ser utilizado para o controle de pragas na agricultura e na pecuária. Entretanto, o uso desse material na agricultura orgânica, que se vale de adubos orgânicos pouco solúveis não é recomendado, visto que o mesmo retarda o processo de disponibilização de nitrogênio que já ocorre de forma equilibrada e numa velocidade menor que em sistemas convencionais.
Até!