em Suporte

Navegador com plugin desatualizado pode contrair virus

É verdade que os plug-ins que instalamos em nossos navegadores são indispensáveis. As vezes pensamos o que faríamos sem a existência deles.

Mas, o outro fato também é verdadeiro – os plug-ins desatualizados podem nos colocar em perigo. Se você está se perguntando por quê? Eu respondo, é simples, os plug-ins desatualizados podem ter portas abertas para vírus, spam e ameaças existentes na internet.

Agora, verificar todos os plugins para ver se estão desatualizados ninguém merece. Precisamos de um serviço automatizado para isso.

Existem Serviços online que são gratuito para fazerem uma varredura e checar isso para nós, e é que proponho neste artigo. Vamos lá?

Veremos Mozilla Plugin Check e Qualsys BrowserCheck .

Plugin Check – prevendo este problema, a própria Mozilla criou esse verificador que examina todos os serviços instalados em seu navegador. Interessante que ele não precisa ser instado e nem baixar arquivo algum para o computador. Visitar o site é o suficiente para a checagem.

  • Ele funciona nos navegadores Firefox, Safari, Chrome e Opera, e ainda, para os plug-ins mais recentes, ele já verifica o IE 7 e 8 também.

Vamos primeiro ao Mozilla Plugin Cheker que além de funcionar para Firefox, funciona também em outros navegadores. Veja o resultado do análise em meu computador:

navegador-desatualizado

Qualsys BrowserCheck

A empresa Qualsys, especializada em segurança na web, também deu sua contribuição para o caso. Ela criou o BrowserCheck. O BrowserCheck é capaz de verificar o Firefox e o IE 6 em diante. No caso do Chrome já não há compatibilidade, e outro fato também, é que só funciona para Windows diferentemente do Mozilla Plugin Cheker.

O BrowserCheck já exige que você instale um pequeno aplicativo para fazer a varredura. Agora, voltando ao assunto do Internet Explorer 6, caso seja a sua situação, é bom fazer uma checagem o mais rápido possível, devido à desatualização em que vive o navegador.

Ao aplicar a análise, o sistema ira lhe dar botões para as atualizações necessárias.

Até Breve.

Escrever comentário

Comentário