em Geral

Mozilla traz o Firefox 3.6 para o Android

Na guerra mundial dos navegadores móveis, alguns estão perdendo sangue – o browser Webkit parece estar se afastando do campo de batalha. Mas não pense que a velha (ainda nova) raposa está querendo se entregar.

O Firefox ainda está se jogando no ataque, porque o CEO da Mozilla diz que Firefox tem a reunir “o mais avançado browser móvel”, e é devido aos celulares Android muito em breve.

Fennec – a versão móvel do Firefox, é baseado no Firefox 3.6, que é uma geração à frente da área de trabalho versão atual do Firefox. Como CEO John Lilly disse Om Malik do GigaOM, o navegador faz “tudo:

  • Javascript,
  • CSS,
  • Flash,
  • SVG, de áudio e vídeo.”

Como a versão desktop do Firefox, a versão móvel usa o AwesomeBar, que oferece acesso rápido aos bookmarks e histórico do navegador, direito da barra de endereços. Mozilla também planeja apoiar add-ons para a versão móvel do Firefox, o que tornaria o primeiro browser móvel para fazê-lo.

Add-ons pode ser o único fator Firefox a manter competitiva no ambiente de trabalho. No espaço móvel, que lhe daria uma vantagem. Junto com o Android, a Mozilla também está desenvolvendo para Maemo Nokia OS, que não é muito difundida em os E.U., mas está crescendo em popularidade global.

Caso queira testar o browser Fennec antes de baixar do celular é possível, pois as versões para desktop estão abiaxo:

Download da versão para Windows.
Download da versão para MAC.
Download da versão para Linux.

Até Breve

Escrever comentário

Comentário