Microsoft, IBM e Yahoo estão na briga para ser exclusivo da Índia ID Project

O Projeto da Índia de identificação único está sendo palco de grande competição entre Yahoo,  Microsoft e IBM oferecendo seu poder de tecnologia. Enfileirado pelo “guru” da tecnologia indiana Infosys e co-presidente Naden Nilekani, o trabalho tem seu objetivo de dar a cada cidadão indiano como identificação um único número, semelhante a um sistema já utilizado nos E.U. de segurança social.

Considerando uma população de 1,2 bilhão de pessoas nota-se que não é tarefa fácil. Naden Nilekani vai ter que usar uma tecnologia poderosa para um vasto banco de dados organizados e digitalmente ligado cada um ID único. É nesse córrego que a onça quer beber água – a Microsoft e Yahoo estão na queda de braço.

O que pode parecer um trabalho árduo e prolongado para tantos, no início deste ano, o sr Bill Gates manifestou um fortíssimo interesse em engajar no projeto. Em uma reunião com Nilekani pode assegurar-lhe  que a Microsoft seria capaz de atribuir as identificações rapidamente.

Mas o Yahoo tinha bala no cartucho, nesta semana, CEO do Yahoo, Carol Bartz atirou de primeira pressionando o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh na decisão pelo Yahoo para o projeto, e ainda usou uma forte granada dizendo que não havia interesse comercial no negócio, mas que o Yahoo poderia trabalhar no projeto em uma base não lucrativa. Carol Bartz acrescentou que Yahoo já está presente na Índia por isso seria a melhor opção. E ainda mostrou a estatística de acesso a internet dizendo que três em cada quatro índios acesso à Internet através de Yahoo.

Enquanto isso o Yahoo sendo muito popular na Índia, devido sites como Yahoo Cricket que apelar para a população.

Recentemente o Yahoo fechou sua rede social chamada Spotm alguns meses atrás devido ao crescente orkut e facebook que já estão predominando na Índia. Além disso o Gmail ultrapassou o Yahoo e está sendo o site de e-mails mais utilizado nessa região, deichando o Yahoo email para tras.

A Microsoft ainda não contra-atacou e nem pronunciou sobre seus lucros ou não, além disso vem a IBM que está lançando seu tapete vermelho – ora, todos sabem que esse projeto pode ser apenas uma porta para que outros países emergentes também adotam o procedimento.

Eu poderia também entrar na disputa e oferecer enumerar todos na canetinha!? – mas acho que iria perder a concorrência (rss).

Que ganhe o mais capaz – é o que estimo.

Talvez você queira ler O QUE É Unique ID project (Projeto Único de Identificação)?

Até Breve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *