Me sinto confuso em relação ao meu futuro profissional

Escolha a sua profissão com vista em quais ambientes você irá frequentar, nas atividades que terá que realizar, assim como os tipos de pessoas com quem você terá de conviver; é isso o que você quer? Pese os prós e os contras, afinal de contas em tudo existem as vantagens e as desvantagens sabendo que ambas vão refletir em seu corpo e em sua alma.

Faça o possível para conhecer as profissões disponíveis no mercado de trabalho, faça uma lista das que mais combinam com o seu jeito de ser, sem ficar se comparando com os pais e amigos; este é o momento de pensar em o que você deseja e não o que os outros desejam que você faça, afinal de contas errando ou acertando é sobre a sua vida que estará decidindo.

Compre revistas e visite sites que disponibilizam assunto sobre vocação, veja se a sua escola oferece o teste vocacional, visite as feiras e palestras que a sua escola possa estar organizando.

Para escolher a sua profissão, o mais importante é se conhecer em primeiro lugar e saber do que você gosta ou não, identificar seus interesses e o que lhe dá gosto de fazer, qual é a sua motivação.

Ainda assim se não acertar na sua decisão, ou se começar um curso onde não está sendo o que você achava que seria, não se desespere, sempre há hora de recomeçar e nenhum conhecimento é desperdício de tempo.