Leite de… Vaca, Cabra, Ovelha, Búfula e Soja

Fonte de aminoácidos essenciais à proteína do soro do leite auxilia a recuperação muscular. O Leite é o primeiro alimento que colocamos na boca e o Ministério da Saúde garante que apenas 03 copos diários (600 ml) são necessários para dar conta do recado para a pessoa adulta.

Leite de Vaca: Podemos tê-lo tanto integral quanto desnatado, ou semidesnatado. A única diferença de todos é apenas a quantidade de gordura que trazem:
leite-de-cabra

  • Leite integral tem 3% de gordura
  • No Leite semidesnatado varia de 1,5% e 1,8%
  • No leite desnatado já cai para 0,3%

Estes são dados da área de nutrição.

Leite de Cabra: Nesse leite as células de gordura são menores que causa uma redução de 30% no colesterol em comparação com o leite de vaca. E devido a sua composição de proteína que é diferente se torna uma boa opção para quem é intolerante ao leite de outras espécies. O mesmo ainda tem outra vantagem – possui 20% a mais de cálcio, sendo muito utilizado na preventiva e curativa de osteoporose.

Leite de Ovelha – Conforme pesquisa alemã, o leite de ovelha tem abundância de linoleico conjugado, uma gordura que ajuda a reduzir o índice do mau colesterol (LDL) e prevenir o câncer. Pouco difundido no Brasil, o consumo desse laticínio está mais concentrado na Europa e em países próximos do Mar Mediterrâneo.

Leite de Búfula – Apresenta muitas variações numa boa margem nos teores de proteína, gordura e lactose em relação ao leite de vaca, isso causa uma distorção em seu gosto, sabor e textura. O leite não tem muita preferência devido ao alto teor de gordura, mas tem uma boa comercialização de mussarela e ricota aqui no Brasil.

Leite de Soja – O mundo vegetal também não ficou pra traz, nos trazendo o leite vegetal altamente digestiva e isenta de lactose. Não tem colesterol e apenas 1/3 de gordura em relação ao leite de vaca. Devido a ausência de lactose (lactose é o açúcar natural do leite animal), é muito recomendado para quem não se dá bem com o leite. É recomendado para quem não ingere alimentos de origem animal (vegetarianos), uma vez que o leite de soja se equipara à de um bife de 100 gramas de filé-mignon.

Beba leite ou coma seus derivados. Beber leite ajuda a queimar gorduras. Beber leite após atividades físicas para repor aquelas propriedades perdidas durante a transpiração – aminoácidos e eletrólitos.

Até Breve

Deixe uma resposta