La Pedrera, Ultima obra civil de Gaudí – Europa Aqui!

La Pedrera foi a última grande obra civil com Gaudí realizada antes de dedicar todo o seu tempo para a construção da Sagrada Família. Além da fachada ondulante, este trabalho se destaca por causa de seu sótão e o telhado.

Gaudí construiu uma série de arcos de catenária de várias alturas de acordo com as larguras da baía. Estes arcos sustentar as paredes das fachadas exteriores e interiores do sótão para os lados, e o telhado escalonado acima. O telhado é curioso porque é repleta de formas estranhas chaminés e ventiladores.

la-pedrera

A construção foi concluída entre 1906, ano em que Gaudí assinados os primeiros planos, e no final de Dezembro de 1910, mas eles não podiam escapar de alguns problemas com as instituições oficiais.


Dois anos após o início da construção do governo municipal ordenou a suspensão da construção por causa de uma coluna que estava ao lado do Paseo excedeu o tamanho estabelecido, ocupando um metro da calçada.

Gaudí recusou-se a corrigi-lo e, diante da ameaça de que iria cortar a coluna, ele disse que se o fizesse, ele iria respeitar a sua decisão, mas ele iria colocar uma inscrição em que o motivo poderia ser lido.


Um ano e meio depois, houve problemas de novo, mas desta vez com algumas cornijas salientes, que também ultrapassou os limites acordados. Na ocasião, o Chefe da Segunda Divisão, o arquiteto Plantada, dizendo que não havia problema porque eram falhas temporárias para maior segurança da passagem de pedestres.

Hoje, La Pedrera é propriedade da entidade “Caixa de Catalunya” financeiro, o que torna o telhado e do sótão, onde se pode ver uma exposição sobre Gaudíea sua obra, aberta ao público. Alguns apartamentos são propriedade privada e no piso principal é dedicado à sala de exposições do Centro Cultural da Caixa Catalunya (Caixa Catalunya Centro Cultural).

Europa Aqui!

Deixe uma resposta