em Saúde

Internação Involuntária Para Dependentes Químicos, Como Fazer

Internação Involuntária Para Dependentes Químicos, Como Fazer. Hoje em dia uma gama de dependentes clínicos são submetidos a chamada internação involuntária. Ela é a prática de utilizar meios legais como parte de uma lei de saúde mental para internar uma pessoa em um hospital psiquiátrico, clínica ou enfermaria contra a sua vontade ou sob os seus protestos.

Isso vale não só para os dependentes químicos, mas para pacientes com um estado psicológico desajustado. Apesar de meio brutal, a internação involuntária é uma intervenção necessária, pois, quando o individuo já está tomado pela dependência, ele não consegue mais distinguir o que faz bem ou mal para si e sua família, podendo sofrer conseqüências graves, inclusive a morte.

drogas

No caso da internação involuntária do paciente dependente químico é realizada quando a sua capacidade psíquica é afetada momentaneamente devido ao abuso de substâncias psicoativas (drogas e álcool).

O dependente não consegue mais escolher entre o consumo e a abstinência, ele está tão tomado pela doença que não consegue perceber os danos que causa a si e à sua família. Diante de situações tão drásticas como nesse caso, fez-se necessário a validação da regulamentação federativa para medida. Hoje a internação involuntária está prevista pela Lei 10.216, de 6 de abril de 2002, regulamentada pela portaria federal nº 2.391/2002/GM.

No entanto não é o passo da vitorias para os familiares. O tratamento não pode ser involuntário. A internação é involuntária, mas o tratamento apenas tem êxito quando o paciente aceita e entende a necessidade do tratamento. Logo, dá-se a importância de escolher melhor sua clinica de internação para o seu familiar.

A família deve procurar uma clínica de recuperação ou instituição que acolha o individuo assegurando seu bem-estar, com técnicas terapêuticas eficazes que possam oferecer a ele alternativas para um novo comportamento, sem drogas.

Até!

Escrever comentário

Comentário

28 Comentários

  1. Ola. Gostaria de saber quais clinicas fazem o tratamento involuntario ? A minha mae precia de tratamento por causa das drogas e ela nao entende que tem que se tratar.

    • a minha mae tambem e usuaria de crak meu sonho e ajuda ela sair desa ela tem oito filhos hoje em dia ela fica andando pelas rua nao tem casa nao tem nada mais hoje meus irmaos mora com minha vo ela as veses mim dis que ela quer sai dessa mais ela nao consegue

    • faço esse trabalho de internação involuntária…contato 13- 91525294

    • eu tambem preciso de um telefone de contato porfavor eu nao aquento ver minha mae asim mais so quem tem um depedente na familia sabe

    • Telefone está no artigo e também o site da clínica

    • Prezada Fabiana, coordeno uma clinica voluntaria e involuntária em SP, entre em contato 11973245545 vivo ou email [email protected] hotmail. com

  2. eu queria que a minha mae voltasse a ser o que era,uma pessoa com
    amor por sua vida,ela precisa ser internada mas ela nao entende que precisa,ela pensa pode se livar desce vício sozinha,mas nao ninguem consegue sozinho(a),ela nao pensa nas duas
    filhas dela eu hoje tenho 13,e minha irmã tem 6 anos,ela sente muita falta da minha,eu ate entendo mas minha irmãnzinha sente muita falta dela eu queria muito ajudar minha!

  3. tenho este problema na minha familia;tenho tres irmaos alcolatras;uma em estado critico,infelismente ja chegou a estado critico,minha irman ja chegou a colocar fogo em si mesma,minha familia ja nao sabe oque fazer nao temos condiçoes financeira para bacar um tratamento presiso muito de ajuda alguem que puder nos ajudar por favor entre em contato comigo. obrigada por me ouvir.

  4. Oi tenho uma pessoa muito querida que está passando por isso em sua casa com o neto,ela tem que viver escondendo as coisa,até a geladeira fica no quarto,pois senão ele leva tudo que vê,ela precisa com urgência de uma clinica aqui no paraná que faça a internação involuntária,pois o rapaz não aceita nenhum tipo de ajuda. Por favor se alguem puder ajuda…

  5. Boa tarde, Gustavo teria como você deixar um email para contato.. para que eu possa estar lhe enviando um email sobre a situação do meu pai..
    Agradecida, Ficarei no aguardo.

  6. ola tudo bom.tambem to passando com esse mesmo problema com meu filho.ele tem 18 anos e não aceita internação.pega tudo dentro de cas,e agressivo.bebe,e usa todos os tipos de droga.gostaria de saber como faço para arranjar uma internação compulsória para ele,por favor me ajudem.

  7. Tenho um filho usuario de maconha e cocaina,que não tem forças de abandonar o vicio,eu ja não sei mais o que fazer para ajuda-lo,estou pensando na possibilidade de uma internação involuntaria,como devo proceder?

  8. ola meu noe é luciana e estou passando uma barra com o meu irmao ele é alcoolatra e tem 41 anos eesta ate vendo bixos no banheiro nao toma mais banho so vive mijado enao come direito e nem dorme é só bebendo eu nao sei mas oque faço gostaria de uma internaçao involutaria

  9. Por favor, moramos no Estado da Bahia e precisamos urgente do contato com uma clínica involuntária. Estamos desesperados … é um irmão meu… e meus pais já estão na idade 67 e 64 anos… sofrendo muito com ele. Preciso urgente … de preferência na BAHIA… e do governo se for possível…. Email para contato: adrianafaraujo @gmail. com Aguardo urgente o contato e agradeço muito.. obrigada.

  10. BOM DIA ! TRABALHO COM INTERNAÇÕES VOLUNTÁRIAS E INVOLUNTÁRIAS – MASCULINA E FEMININA- ESTOU LOCALIZADO NA REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA .
    CONTATOS : (11) 973245545 – VIVO OU EMAIL : [email protected] HOTMAIL. COM

  11. Bom dia se e que posso dizer bom dia tenho um irmão com 45 anos totalmente dependente quimico ele não cuida mais dos filhos nao toma banho vive pela rua e sua vida e droga e mais drogas ja estamos com medo pos o mesmo ja esta ameaçando pessoas da familia é impossivel tentar convecer o mesmo a se tratar por isso peço ajuda para internalo não tenho condições financeira pois tenho 6 filhos e maus consigo sustentalos e estou vendo meu irmão morrer dia a dia morrer vivo, é muitom dificel ver um familiar que ja teve toda vida do mundo morrer dia a dia pelo amor de deus preciso de ajuda, obrigado

  12. BOA NOITE GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM TEM ALGUM TELEFONE
    DE INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA AQUI NO RIO DE JANEIRO POR QUE EU NÃO PRECISO COM MUITA URGÊNCIA PARA MEU IRMÃO ELE NOS DA MUITO TRABALHO TENHO MEDO QUE ELE FAÇA ALGUMA COISA COM MINHA MÃE E MEU PAI POR FAVOR PRECISO DE AJUDA! MEU EMAIL
    VALDILENE. [email protected] COM
    GRATA.

  13. preciso de uma clinica para dependentes quimicos de internaçao involuntaria gratuita no rio de janeiro por favor me ajudem com endereço ou telefone obrigada

    • Amiga conseguiu o numero de alguma clinica se sim me passe por favir meu numero é 974276842 / 986675432
      Obrigada

  14. estou desesperada a procura de um lugar
    ,que meu filho faça um tratamento involuntário,pois ele está agressivo ,e,tem filhos pq.não tenho meios para pagar particular,ele tem 33 anos

  15. Boa tarde,
    Tenho um irmão que usa drogas desde a adolescência, hoje encontra-se com 31 anos e está preso há 3 dias, aguardando liberdade provisória. Gostaria de saber como funciona a questão de internamento involuntário com urgência para tratamento integral, e se existem clínicas (pode ser particular) aqui em Curitiba ou região metropolitana. Também gostaria de saber quanto à questão de vaga e o custo deste tratamento.
    Solicito resposta com urgência, por favor.
    Obrigada.
    Patrícia

  16. Gostaria de receber informações como devo proceder para internação involuntária.
    Gostaria de informações omo devo proceder referente as documentações legais.

    Obrigado

  17. me ajudem precisamos de uma clinica gratuita nao sei onde encontrar por favor se souberem informar 16 993193976 obrigada.

  18. Gostaria de ajudar um sobrinho de 20 anos dependente quimico. Ele não tem condições de pagar. Estou no Rio de Janeiro em Silva Jardim.

  19. Bom dia, tenho um problema muito sério, meu marido usa crack, ja pegou muitas objetos dentro de casa, já roubou a minha mãe, ele já esta em uma fase que não estou aguentando mais…tenho duas filhas uma de 14 e outra de 10, preciso interna lo urgentemente….mais não tenho condições financeiras para isso, preciso de uma clinica que me ajude.
    Por favor entre em contato comigo, o quanto antes…a poucos minutos ele acabou de pegar umas bijuterias minhas e sempre aquela conversa que não pegou.
    Não quero abandona lo, mais também não posso te lo aqui mais na minha casa…por misericordia me ajude

  20. por favor me ajude tenho filho usuário de todos tipos de drogas
    ele esta muito agressivo ultimamente me ajude
    moro na região norte do rio janeiro