Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, Endereço e Telefone – RECIFE

Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, Endereço e Telefone. Tratamentos, Medicações, Internações, Cirurgias e Intervenções Médicas. O Hospital Ulysses Pernambucano (HUP), cujo terreno esteve envolvido recentemente em especulação imobiliária, é um patrimônio vivo e histórico da psiquiatria de Pernambuco. Sua inauguração ocorreu em 1883, com administração da Santa Casa de Misericórdia, passando para gestão estadual em 1924, por meio de decreto do governador Barbosa Lima Sobrinho. Em 1930, passou por um processo de restauração, nas mãos do médico Ulysses Pernambucano.

A importância do doutor Ulysses para a saúde mental foi tanta que, na gestão do secretário estadual de Saúde Djama Oliveira (15.03.1979 a 15.03.1983), o antigo Hospital de Alienados ganhou o atual nome. Em 1992, o HUP, conhecido popularmente como Tamarineira, devido ao bairro do Recife em que está localizado, foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado.

O Hospital fica no bairro da Tamarineira, que lhe empresta o nome. Em contrapartida, “Tamarineira” passou a ser sinônimo de hospital psiquiátrico, no Recife.

Da área de 9 hectares, 5 ha estão cobertos de plantação (a chamada Matinha), constituindo uma das áreas verdes importantes da cidade. No terreno, foram edificados também:

• Hospital Infantil Helena Moura;
• Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Alcoolismo;
• Colégio Rosa Gattorno;
• Subestação de energia elétrica da Celpe;
• Sementeira de Todo Duro (na área da Matinha).

hospital-ulysses

Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano
Direção: Bemvinda Magalhães
Endereço: Avenida Rosa e Silva, 2.130 – Tamarineira – Recife/PE
Telefone: (81) 3182.9900
E-mail: [email protected] / [email protected]

Até!