Henry Moore, arte arcaica e renascentista – Turismo Europa

Na Catedral de São Paulo enconctra-se os restos mortais de Henry Spencer Moore. O artista nasceu na cidade de Castleford, Yorkshire, 1898 e morreu em Perry Green, Hertfordshire, 1986.

Suas obras fizeram-no notoriamente conhecido como um escultor e desenhista britânico que desenvolveu uma obra tridimensional predominantemente figurativa, com breves incursões pela abstração.

 

Moore se tornou conhecido por suas esculturas abstratas em grande escala, de bronze fundido e de mármore. Substancialmente sustentado pela instituição de arte britânica, Moore ajudou a introduzir uma forma especial de modernismo no Reino Unido.

 

Recebeu as condecorações Ordem de Mérito, Ordem dos Companheiros de Honra e fazia parte da Federação de Artistas Britânicos, além de frequentar o Leeds College of Art e o Royal College of Art de Londres.

Sua primeira exposição individual ocorreu em Londres, em 1928, onde apresentou 42 esculturas e 51 desenhos. Foi influenciado sobretudo pela arte mexicana pré-colombiana, assim como pela arte arcaica e renascentista, pelo Surrealismo e pelo Construtivismo.

Europa Aqui!

Deixe uma resposta