em Geral

Google Social Search: Twitter e FriendFeed destacadas

Na semana passada, a Web 2.0 Summit, em San Francisco, Marissa Mayer (do Google) subiu ao palco por duas razões:

  • O primeiro motivo foi para anunciar formalmente que Google e Twitter fecharam negócios de busca.
  • A segunda foi o show off de um novo produto: Google Pesquisa Social.

A demonstração em palco foi interessante, mas deixou um monte de perguntas sem resposta. Hoje, o experimento do Google Labs vai acontecer, e nós vamos obter essas respostas.

Pesquiza Social (Social Search) puxa essencialmente informações de redes sociais para aumentar os resultados de pesquisa do Google.  – Mas a grande questão é:

O que é puxado para dentro das redes sociais? Embora a experiência não é completamente ao vivo, no entanto, parece que a partir do vídeo abaixo feito por Matt Google Cutts, Pesquisa Social, pelo menos num primeiro momento, será capaz de incluir os resultados do Twitter, o FriendFeed, Picasa, Blogger, Google Reader.

Os três últimos são óbvios, pois o Google detém todos os daqueles. Twitter parece óbvio demais por causa do novo Google / Twitter ofertas de busca. FriendFeed é interessante embora desde que Facebook comprou esse serviço em agosto. Como esperado, não parece que os dados Facebook irá desempenhar um grande papel na pesquisa social (se houver), como Google e Facebook continuar seu suporte de perfil social-off.

Cutts deixa claro que os dados públicos é a chave para tudo isso, e Facebook não é exatamente informações mais público. Isso é muito ruim, já que o Facebook é, afinal, a maior rede social.

Cutts explica que a idéia por trás de tudo isto é para utilizar o seu círculo social “. A chave para preencher este círculo social é o seu perfil público do Google. Neste perfil, os diferentes perfis de redes sociais você listar-se como sendo um membro será um sinal para o Google para vasculhar as redes de dados sociais para servir em sua novos resultados.

Curiosamente, no segundo vídeo abaixo, explicando como funciona o Google Pesquisa Social, um perfil no Facebook aparece na lista de perfis. Mas, novamente, em todos os experimentos, nenhum dado do Facebook parece mostrar-se.

Por seu círculo social, o Google vai mais além. For example, Por exemplo, se você seguir de 100 pessoas no Twitter, o Google irá olhar para as suas atualizações públicas quando você procura as coisas, mas também olhar para os amigos ou para os seus amigos ainda mais dados. Isto é semelhante ao FriendFeed o que fez no passado para ajudar a superfície de outras informações que possam ser relevantes para você. Google chama isso de seu “círculo social prolongado.”

O Google também usa o Gmail Chat camaradas para construir o seu círculo social.

Até Breve

Deixe uma resposta