Google: O que muda em 2010 para blogueiros

Google cria nova ferramenta para deixar site mais leve pois em 2010 o peso das páginas serão fatores decisivos na classificação dos mesmo.

Recebi recentemente um e-mail da Link Assistent informando uma entrevista com Matt Cutts que se situa como um porta voz do Google, uma notícia um tanto enredadora: “Sites pesados perderão pontos no PageRank” ou o contrário também é verdadeiro: “bônus no ranking aos sites que carregam mais rápido”.

À primeira vista, perguntaríamos porque? Mas o óbvio ao meu ver está explícito: Google lança um novo motor de busca logo em janeiro de 2010: “Caffeine” que promete mais precisão, mais informação, mais otimização e usabilidade”. Mas uma “andorinha sozinha não faz verão”, por isso Google precisa também que as indicações do buscador Caffeine sejam abertas mais rapidamente.

É muito complexo para o Google simplesmente editar uma “Lei” e não apoiá-la, então resolveu a dar as regras mas também ferramentas para apoiar suas posições. Nisso, ele (o Google) trabalhou sabiamente de dois modos:

  1. O primeiro já dito – a promessa de pontuar a favor dos sites mais leves
  2. E em segundo lugar criou uma ferramenta para deixar os sites mais leves

Veja como justifica a obsessão do Google por leveza:

  • Se observou recentemente o site google.com está mais limpa do que nunca e é o que a maioria quer. Se o usuario move o mouse então aparece discretamente opções de entrar no gmail, orkut e outros aplicativos do google.
  • Criar seu próprio sistema operacional Google Chrome OS especificamente para as nuvens.
  • Resolve dar um bom trato em sua estruturo de algaritimos criando um buscador pra ser mais leve – o Caffeine.
  • Lança agora uma ferramenta para otimizar sites deixando-os mais leves.

Todos aplicativos que Google tem trabalhado vem com um objetivo único – trabalho nas nuvens. Assim Google adota novos padrões em 2010. O objetivo do Google em tornar sites mais rápidos para serem abertos o levou a criar mais uma de suas ferramentas para ajustar as paginas – caso não observou ainda, veja nas Ferramentas para Webmaster Labs mostrando tempo de carregamento.

Observe no Ferramenta Web Master do lado esquerdo vai em

  • Google Labs
  • Desempenho do Site

observe o gráfico que ele vai gerar com as informações:

Esse serviço gera gráfico, informa quantos segundo levou para abrir seu site, dando resultado por página. Mostra se melhorou ao longo do tempo e o melhor de tudo é que ele fornece informações como melhorar a página. Em breve isso será incorporado nos resultados para influenciar no seu rank de sites.

Tudo isso parece muito simples, mas não deixa de ser uma alerta de impacto para as pesquisas

Para ver a entrevista do porta voz do Google clique

Até Breve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *