Google contra à invasão do Facebook

Não se sabe ao certo como o Google mantém sua posição em face ao Facebook – Pois depois de afirmar não trazer nenhum tipo de rede que iniba ou classifique a rede social como a vilã concorrente, a Google começa exibir uma mensagem de alerta em tom reprovativo aos usuários do Facebook que tentam importar sua base de contatos do Gmail. Na verdade a pratica do Facebook é digamos assim: Nós valemos o que temos e pra ter não importa como ou de onde vem!
google2A mensagem que diz “Espere um minuto. Você tem certeza que deseja importar as informações de seus amigos para um serviço que não permite a você extraí-las de volta?”, realmente é tocante, pois a intenção da Google e levar seus usuários entenderem que é um caminho não tão simples de exposição de dados.

“Você foi direcionado para essa página por um site que não permite que você exportar os dados para outros serviços, essencialmente, travando os seus dados de contato de seus amigos”, completa o texto.

Na segunda-feira, o Facebook implantou um link direto para o serviço de exportação de contatos do Gmail. O Google bloqueou a importação de contatos do Gmail pelo Facebook alegando não reciprocidade. A decisão também objetiva evitar o crescimento do concorrente.

“O Google apóia a portabilidade de dados. Ao acessar o conteúdo de contatos para uso em seu serviço ou aplicativo, você está concordando em permitir que seus usuários exportem dados de seus contatos para outros serviços ou aplicações (…) sujeito às leis aplicáveis”, descreve o texto regulatório do Google Contact API.

A importação de contatos era usada, principalmente, por novos usuários a fim de ampliar sua rede de amigos.

Até breve!