em Suporte

Gmail: 2 Maneira de fazer backup de seus e-mails

Tema deste artigo é segurança, backup. Um cliente meu, advogado, com uma lotada caixa de e-mail cheia de informações preciosas me contratou para alguns serviços. A preocupação maior que ele tinha era a questão de seus e-mails. Ele temia que fosse perdido, ou roubasse sua senha.

Segurança!? É muito relativo. O que sabemos sobre segurança é que não se deve transar sem camisinha… Mas, seguro mesmo é não transar (RSS).

Quanto aos e-mails do meu cliente podemos dificultar a perca criando um backup exclusivo para e-mails. Então vamos lá:

Primeiro modo de fazer backup dos e-mails
Criei uma nova conta para o meu cliente no Yahoo (Ele então ficou com duas contas de e-mails – uma no Google que ele já possuía e a outra recém criada por mim no Yahoo. Pode ser criada em outro Servidor de E-mails também.
Abri o e-mail do Gmail, e fui em “Configurações” que fica no canto superior à direita e escolha a aba “Encaminhamento e POP/IMAP”.
Coloquei o novo endereço de e-mail criado na frente da frase “Encaminhar Uma Cópia Dos E-mails Recebidos Para”

UMA opção interessante bem interessante que não é muito popular é a seguinte: Entrei na outra conta (do Yahoo) conta essa que iria receber os e-mails como backups e fiz o seguinte – fui às configurações e configurei “Endereço de resposta para o e-mail do Gmail”

O que isso significa? – Significa que se por acaso o Gmail estiver em manutenção, e não podendo acessá-lo naquele momento que você tem de enviar e-mails (isso acontece raramente mas acontece), você poderá usar o e-mail de backup para enviar suas mensagens – mas todos que responder a você, ao invés de receber as respostas de seus amigos ou clientes no e-mail que você usou (o do backup), elas serão direcionadas para o Gmail. Isso é muito prático para não desorganizar o esquema do backup e evita você ter que adiar suas atividades e também evita fazer você entrar no e-mail do backup usado por que o Gmail estava fora, para ficar conferindo respostas.

Segundo modo de fazer backup dos e-mails
Você pode fazer download do gmail-backup e rodar o programa em seu computador. Assim que o aplicativo se inicia ele busca suas mensagens e faz download delas para o computador. Ele é um programa inteligente, pois quando você o roda pela segunda, terceira… vez ele somente acrescenta os e-mails que recebestes posteriormente ao último backup e também detecta se algum e-mail foi alterado e faz a atualização.

A extensão que ele salva o backup no computador é “EML” de fácil reconhecimento de todos os clientes de e-mails. Caso queira ou necessite de voltas os e-mails arquivados para sua caixa do Gmail, basta abrir o programa e clicar em “Restore”

Fique Sabendo,

Escrever comentário

Comentário

  1. olá, bom dia
    gostaria de saber
    alguem mandou um email na conta X
    fiz as configurações para ele enviar tbm para a conta Y (a 1º opção q vc citou)
    e a resposta que a pessoa da conta X enviou ?
    como consigo ver ?

    aguardo resposta :)