Funções do Marketing e áreas de atuação

O profissional de marketing está habilitado a prestar assessoria a pequenos e médios negócios, promovendo a marca e o lançamento de produtos. Ele pode atuar em vários locais, no departamento de marketing, incluindo órgãos públicos, privados, corporativos, na mídia e também em empresas pequenas – todas as áreas estão à mercê da necessidade de um profissional bem qualificado.

Como principais funções do Marketing, é possível destacar:

1)   Gerência do Produto: acompanha o serviço desta concepção aos estágios de pesquisa, design, desenvolvimento e fabricação até o lançamento no mercado.

2)   Definição do Preço: determinado de acordo com os custos, poder aquisitivo e preços dos produtos dos concorrentes;

3)   Distribuição: feita por um ou mais canais, em venda direta ao consumidor ou por intermediários. Os canais de distribuição são atacado, varejo, e as vendas industriais, atualmente vendas por reembolso postal, computador, mala direta, telemarketing;

4)   Publicidade: seleciona as características do bem capazes de atrair o público alvo e criar na mente a diferenciação positiva do produto em relação ao concorrente.

5)   Vendas: onde se dá o contato direto entre o comprador e o vendedor. Com o aumento dos concorrentes em quase todos os ramos, as empresas incluem o SAC para estreitar o relacionamento.

Com isso, é possível notar que além de promover a marca e lançar o produto no mercado, o profissional precisa definir as táticas, o público alvo e o valor do mesmo.