em Dicas

Exportação: Qualidades e Definição de Mercado Externo

Qualquer empreendedor, de grande ou médio porte, sonha em expor seu produto a disposição do mercado externo. Isso porque O mercado externo foi fonte de receitas para mais de 15 mil micros, entre pequenas e médias empresas brasileiras em 2010.

Esse é mais um dado do programa Pequenas Empresas e Grandes Negócios, exibido pela Rede Globo de televisão – Mas que também mantem um informativo online pelo site (http://revistapegn.globo.com/. A questão em pauta, mostrou que de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, elas exportaram naquele ano US$ 10 bilhões em produtos e serviços.

Em 2011, o resultado acumulado até novembro indicava que a balança comercial fecharia o ano com superávit — a diferença entre exportações e importações — maior do que em 2010. A explicação está no câmbio: o valor do dólar em relação ao real, mais elevado no ano passado do que em 2010, favorece as vendas externas.

Mas a cotação não é o único parâmetro a ser observado. “Se o empreendedor se prender ao câmbio para buscar oportunidades, ficará à mercê de vendas cíclicas”, diz Sidney Docal, gerente-executivo da Associação Comercial de São Paulo. Conhecer os mercados potenciais, encontrar parceiros e analisar os canais de entrada em diferentes países são fatores importantes em uma estratégia.

Escrever comentário

Comentário