Em Florença, visite o Palácio Pitti – Turismo na Europa

Nada mais justo quando estires em Florença, Itália, do que visitar o grande palácio Palácio Pitti, ele foi comprado pela família dos Médici em 1539 e se tornou a principal residência da família a decisão do Grão-Duche de Toscana.

Renascentista esta situado na margem direita do Rio Arno, a muito pouca distância da Ponte Vecchio. O aspecto atual do palácio data do século XVII, tendo sido originariamente (1458) projectado por Brunelleschi, ou pelo seu aprendiz Luca Fancelli, como residência urbana de Luca Pitti, um banqueiro florentino.

0 Palácio nasceu como casa e ao mesmo tempo sede de uma coleção de objetos preciosos que com o tempo acumulou quadros de importantes pintores, objetos de grande valor e joias. No final do século XVIII, o palácio foi usado como base por Napoleão, e mais tarde serviu por um breve período como o principal palácio real da recém-unificada Itália.

Hoje, ela abriga várias pequenas coleções além daquelas jà deixadas da família dos Medici. O Palácio Pitti, como protótipo do estilo palaciano renascentista, prescinde, evidentemente, da torre defensiva, típica nas casas senhoriais da Idade Média.

Para proteger a mansão, Brunelleschi inspira-se na arquitectura romana, recorrendo a paredes muito grossas e a janelas pequenas e muito elevadas. Deste modo, Brunelleschi cria um palácio robusto, moderno e agressivo.

Europa Aqui!