Doping, Uso de Medicamentos ou drogas, Pan-Americano 2011

Jogos do Pan-Americano 2011 em Guadalajara, México. Um Doping sempre é flagrado nos jogos. Para infelicidade nossa e até mesmo do atleta que geralmente comete tais atos inconscientemente.
drogas

  • O Dopagem bioquímica ou simplesmente dopagem é a utilização de substâncias proibidas no desporto que podem tornar o atleta mais forte e mais rápido sendo considerado uma espécie de trapaça e sendo proibido em torneios e campeonatos, por promoverem o aumento ilícito do rendimento do atleta, humano ou animal.

Entre os casos de doping já registrados nas edições, o de 1983 contabilizou dezenove casos, a maioria por anabolizantes. Anteriormente, doze norte-Americanos desistiram de competir e posteriormente, dos dezenove competidores, dez haviam conquistado medalhas e as perderam.

  • Dentre todos os esportes, o levantamento de peso e o atletismo são os que mais contabilizam casos, em um total de 51 até a edição de Santo Domingo em 2003.

Entre os brasileiros, até a edição de 2007, nenhum caso fora registrado em Pans. Neles, contudo, a ODEPA confirmou que os exames antidoping da nadadora Rebeca Gusmão e do halterofilista Fabrício Mafra indicaram resultados analíticos adversos. Como resultados, ambos perderam suas medalhas

Até!