em Geral

Dieta do Fantástico entendendo a Gordura Corporal, Peso Magro e Peso Gordo

A gordura corporal recebeu uma atenção especial com o novo quadro do Fantástico com os repórteres Zeca Camargo e Renata Ceribelli. Com os termos “Medida Certa” e “Reprogramar o Corpo” novos focos estão alertando a população. A preocupação não deve ser tanto com a balança e sim com o percentual de massa e de gordura que se tem no corpo – o peso magro e o peso gordo.

É possível calcular a gordura corporal de várias formas, porém a forma mais precisa só será capaz com um aparelho que se chama adipômetro, motivo pelo qual desistimos até de falar o nome e muito menos a comprar.

Dieta do FantasticoMas, em nível de acompanhamento ou monitoramento da saúde a que se pretende, é possível sim por meios mais convencionais que apesar de não ser precisos, mas são muito próximos do necessário.

Entendendo o cálculo da gordura corporal por Imersão na água – nesse caso, sendo um dos mais precisos, basta lembrar que quando você coloca uma gordura numa vasilha de água ele simplesmente flutua. Seguindo esse princípio, peque uma balança coloque-a no fundo da piscina tendo o seu corpo totalmente encoberto na água pese para ver quantos quilos a balança vai informar. Esse valor é o “Peso Magro” que você possui, pois o “Peso Gordo” a balança não soma, pois a gordura flutua-se na água. Anote esse peso e depois saia da água e pese novamente fazendo com o novo peso a subtração do anterior – o resultado da subtração é justamente o seu “Peso Gordo”. Esses valores podem ser transformados em percentuais normalmente – Não use este método, pois para fazê-lo depende de uma balança específica e não é simples colocar qualquer balança no fundo de uma piscina.

Existem outros métodos menos precisos como a Resistência elétrica (neste você precisa também de equipamento). Outro método não prático são as Medidas Corporais e também cálculos entre peso e altura que também não é preciso.

Mas você poderá aprender o método americano de fazer o cálculo usando apenas uma fita métrica seguindo o link a baixo:

Dieta do Fantástico Calcule gordura corporal com o Método Americano

Até Breve

Escrever comentário

Comentário