Dieta do Atleta, Sobre alimentos para exercício físico

Dieta e alimentação de um Atleta. Um atleta é o profissional dos desportos e das actividades físicas. O termo iniciou-se com os que praticavam atletismo, os atletas. Não é fácil vermos atletas fora do peso, pra dizer a verdade é até esquisito.
Os alimentos ricos em Proteínas como as carnes, o leite e seus derivados (queijos e iogurtes) e os ovos; promovem o reparo e a construção dos tecidos durante processos catabólicos e anabólicos.

alimentacao-do-atleta

  • As frutas e verduras são fontes de Vitaminas e Minerais, que desempenham papéis importantes facilitando a transferência de energia e a síntese dos tecidos, além de serem anti-oxidantes previnindo o envelhecimento das células.

Em atletas há uma estreita relação entre a imagem corporal e o desempenho físico, o que faz com que atletas, principalmente mulheres jovens, se tornem um grupo vulnerável à instalação desses transtornos, tendo em vista a ênfase dada ao controle de peso.

  • Quanto mais o atleta conhecer a respeito dos nutrientes e seus benefícios para com o organismo, associado ainda a atividade física, melhor ele poderá conduzir a escolha dos alimentos que farão parte da sua alimentação diária.

Os carboidratos devem contribuir com 60 a 70% do total de calorias ingeridas durante o dia, esta porcentagem assegura a recuperação do glicogênio muscular, manutenção do peso corporal e a adequada composição corporal, maximizando os resultados do treinamento e contribuindo para a manutenção da saúde.

  • Para otimizar a reposição do glicogênio recomenda-se que o consumo de carboidratos esteja entre 5 e 8g/kg de peso/dia, sendo que em atividades de longa duração e/ou treinos intensos a recomendação pode chegar até 10g/kg de peso/dia.

Sendo assim uma correta reposição hídrica é indispensável para um praticante de atividade física e/ou atletas. Beba água, muita água.

Até!

1 comentário em “Dieta do Atleta, Sobre alimentos para exercício físico”

  1. Parabens!!!Esse site mi ajudo muito na pesquisa de escola.

Os comentários estão encerrado.