Dia da Bastilha, Prisão vira festa na Europa

A ‘Bastilha’ é mais conhecida por ter sido uma prisão – assim funcionando desde o início do século XVII até o final do século XVIII – foi inicialmente concebida apenas como um portal de entrada ao bairro parisiense de Saint-Antoine, na França, motivo pelo qual era denominada Bastilha de Saint-Antoine. Encontrava-se onde hoje está situada a Place de la Bastille (“Praça da Bastilha”) em Paris.

Em novembro de 1789 a Bastilha foi totalmente demolida. É Importante lembrar que a Bastilha não foi uma simples prisão e sim uma prisão , destinada aos que desobedeciam as ordens da coroa. Era uma prisão politica.

O evento foi grandiosamente comemorado exatamente um ano depois (em 14 de Julho de 1790) na pomposa festa que ficou conhecida como a A Festa da Federação. A data tornou-se feriado nacional na França, sendo comemorada anualmente. É popularmente chamada de “Dia da Bastilha”, apesar de na França denominarem-na “Fête Nationale” (A Festa Nacional).

Nessa data, as pessoas comemoram com feiras de rua, paradas, banquetes e muita pompa, começando com uma procissão ao longo da Champs-Elyséese terminando com fogos de artifícios em Montmartre.

Europa Aqui!