Dermatite de Contato Alérgica ou Irritativa – Causas e Tratamento

Trago as melhores dicas para DCI: Dermatite de Contato Irritativa e DCA: Dermatite de Contato Alérgica. Existem alguns produtos ou substâncias que se por um curto, médio ou longo período encostado na pele origina lesões como se fosse queimaduras as quais chamamos de eczema e pode ser uma situação não alérgica ou alérgica. Vamos entender o mínimo nos dois casos:
exame-alergicoDCI – Dermatite de contato irritativa: Esta dermatite não é alérgica e geralmente sua causa vem de produtos ácidos que provoca um efeito de irritação causando horríveis lesões. No caso do DCI algumas substâncias são as chamadas de “irritantes primários relativos” que demoram mais a provocar as lesões precisando de um tempo maior em contato com a pele – as mais exemplificadas são detergentes provocando estas manchas nas mãos.

DCA – Dermatite alérgica de contato: Existem dermatites que simplesmente se instala pelo contato de alguma substância que não encontra resistências na pele da pessoa, ou seja, ela não é imune àquele produto ou substância. A alergia uma vez instalada sempre voltará com a presença em contato com a pele. Muitas vezes é a persistência do contato que gera essa alergia, pois o produto vai resistindo e vencendo a imunidade da pessoa. O exemplo claro disso é um pintor expôs longos anos com a tinga de repente encontra-se alérgico.
alergia-comesticoNo caso de Dermatite de Contato Fotoalérgicas são as lesões provocadas quando o produto ou substância entra em contato com a pele, porém só lesionam a pele se houver exposição à luz. Já outros casos mais raros são as que precisam de influência via cutânea no sistema corporal.

O Médico Alergista irá diagnosticar qualquer tipo de Dermatite de Contato primeiro analisando o dia a dia do paciente (hobby, hábitos, profissão, etc.), depois através de exame físico verificando lugares específicos no corpo, qual o tempo necessário de contato da substância com a pele. Qualquer tipo de produto será investigado e suspeito tais como óculos, bijuterias maquiagem, perfume, tipos de tecidos das roupas, shampoos, fixadores, exposição ao ar do ambiente caso seja um rotina – tudo, até que se descubra o vilão.

A análise vem anotando tudo que se usa em determinadas partes do corpo:
• Axilas, Mãos, Pés, Região anal, Região genital, Cabeça e assim sucessivamente.
Partindo por exemplo da pergunta:
– O que você usa nas mãos e na região genital?
Resposta: Ceras de depilar, roupas (algodão, nylon etc.), sabonetes, preservativos, amaciantes de roupas, cremes vaginais. Nas mãos o contato de detergentes, tintas, esmaltes, anéis, etc.
alergia-brincosA partir dessa premissa se começa uma investigação para detectar os agentes da dermatite.

Exame Teste de Contato: É um exame que coloca adesivos geralmente nas costas com determinadas bactérias de padrão brasileira, antígenos baseados no histórico e pesquisa citado acima neste artigo, também se coloca bactérias próprias de cosméticos e outros.

Estas fitas hipoalergênica aderente à pele coloca as bactérias por um período prolongado geralmente por 48 horas onde os sintomas aparecem determinando causas das lesões. Vale lembrar aqui que no período em que o paciente estiver com estas fitas aderentes ao corpo deverá guardar certas instruções médicas. Geralmente o exame é repetido 2 ou 3 vezes obedecendo um período de intervalo. Geralmente as lesões aparecem em algumas das aplicações. O paciente deve ficar em alerta nas observações e instruções do médico Alergista onde se verá o teste positivo ou negativo.

O diagnóstico dependerá sutilmente dos resultados até mesmo para detectar que se trata de uma DCI ou DCA. Sabendo também que todo o material de teste deverá estar nos padrões, dentro de validades por isso é interessante o paciente procurar uma clínica ou médico responsáveis.

Como Tratar a Dermatite: A primeira atitude do alergista será afastar o causador do contato com a pele que no caso de DCA será a solução oferecendo também creme, gel, pomadas e medicamentos via oral para acabar com as lesões.

Se você tem uma alergia de contato saiba que ainda não existe solução na medicina e você sempre será alérgico com o contato com aquele produto, por isso, saiba o que causa essa alergia em você e afaste-se dele. Para comodidade sua e de seus ente queridos ela não é contagiosa. Escreva num papel sobre sua Dermatite de Contato, coloque o nome das substâncias que você não poderá manusear para informação – isso poderá salvar sua vida a qualquer momento e descubra os produtos alternativos que vão substituir aqueles a que você precisa manusear.