em Jogos

Copas do mundo: Desde 1.930

Copa do Mundo – Nós temos inúmeros títulos mundiais, não poucos fracassos, também apoios desinteressados e indiferenças interesseiras. Chegamos a ser os melhores comprovadamente, como se a bola e o futbol fossem invenções brasileiras, e parecia que seria para sempre. Demos com a cabeça contra a parede, soubemos dar a volta por cima em 1994, desfrutamos do mel do triunfo, depois, na França, padecemos o sabor amargo da derrota inexplicável. Mas não parou por aí…

Há heróis e vilões. Há qualidades e estirpe para reconquistar a supremacia.

Muito bom para todos os amantes do futebol nacional, internacional é conheçer a história das copas, aqueles que levaram milhões de Brasileiros a sofrerem cada fracasso e a comemorarem cada título alcançado!

Os lugares onde o Brasil conquistou título nas copas do mundo
Copa 1.930 primeira copa mundial – Uruguai vence a primeira copa do mundo
Copa 1.934 – Assim, “Filó”, que jogava no Corinthians até ser contratado pela Lazio, transformou-se no primeiro jogador brasileiro a ser campeão do mundo pela seleção da Itália
Copa 1.938 – O Mundial da França registrou a pior média de público até hoje. Pouco mais de 21 mil torcedores por partida. Talvez o clima de guerra tenha estimulado o desinteresse do público.
Copa 1.950 – depois da interrupção de 12 anos causada pela Segunda Guerra, a torcida voltou a lotar o Maracanã contra a Espanha. Com um coro de mais de 150 mil pessoas, embalou a seleção cantando Touradas em Madri, a composição de Braguinha popularizada por Carmem Miranda.
Copa 1.954 – A seleção Alemanha ficou com o título e a Hungria foi vítima do mesmo favoritismo que tinha derrotado o Brasil em 50.   O Brasil voltou para casa de cabeça erguida. Afinal, tinha sido derrotado pelo melhor time do mundo, uma das melhores seleções de todos os tempos.
Copa 1.958 – A nova geração de craques enchia de otimismo a torcida brasileira e ajudava a projetar o Brasil como a grande potência do futebol mundial. A França acabou em terceiro lugar. Os franceses tiveram o artilheiro da Copa.
Copa 1.962 – Brasil se impôs com outro show de Garrincha, que marcou duas vezes no primeiro tempo. Pouco antes do fim da etapa inicial, Toro reacendeu a esperança da torcida local, descontando para o Chile.
Copa 1.966 – A Alemanha perde para os Ingleses na final – Controlar o sentimentos dos brasileiros era impossível pois o Brasil vinha de duas vitórias consecutivas. A Seleção “canarinho” vai embora triste e decepcionada.
Copa 1.970 Fifa criaria um novo troféu para premiar o campeão. Lamentavelmente, a taça Jules Rimet original seria roubada da sede da CBD no Rio de Janeiro.   A Copa de 70 foi a primeira a ser transmitida pela TV via satélite, marcando, assim, a comercialização maciça do torneio.
alemanha-1974 Copa 1974 – Brasil fica em quarto lugar, com uma excelente campanha a seleção brasileira foi massacrada pela imprensa brasileira. O técnico Zagalo foi chamado de medroso e de retranqueiro.
argentina-1978 Copa 1978 – O Brasil estreou em 3 de junho, contra a Suécia, ocupando o grupo 3. A grama do campo, recentemente plantada, começou a se desprender, deixando em seu lugar um monte de buracos, que dificultavam o toque de bola da seleção brasileira
copa-1982 Copa 1982 – Mas logo aos 5 minutos de jogo, o centroavante Paolo Rossi abriu o placar para a Itália. O Brasil empataria aos 12 minutos com Sócrates, finalizando um passe de Zico.
maradona-1986 Copa 1986 – O Brasil começou dominando e aos 17 minutos de jogo o centroavante Careca completou de primeira uma bela troca de passes do ataque brasileiro. Mas, no primeiro tempo, um descuido da zaga brasileira, Platini num cruzamento empata
copa-1990 Copa 1990 – A campanha do Brasil foi uma das mais inexpressivas de todas as Copas. Foram só quatro jogos e apenas quatro gols marcados, ante a dois gols tomados.
copa-1994 Copa 1994 – O goleiro brasileiro Tafarel defendeu o pênalti cobrado por Massaro e o capitão Dunga colocou o Brasil em vantagem.
copa-1998 Copa 1998 – Brasil encerrou o primeiro tempo com um gol de Ronaldo. Na etapa complementar, Patrick Kluivert igualou o marcador.
Brasil-penta Copa 2002 – Brasil é Penta – Pentacampeão
copa-2009 Copa 2006 – realizou-se na Alemanha e foi vencida pela Itália. Pela segunda vez a Alemanha foi o país-sede (a primeira vez foi no ano de 1974 – Alemanha Ocidental), e o único pré-classificado.
copa-2010 Copa 2010 Orgulho para espanhóis e africanos – Apenas 12 quilômetros separam a Espanha da África no ponto mais próximo do Estreito de Gibraltar. Após a Copa do Mundo da FIFA 2010, a 19ª da história, eles se uniram em uma única festa

Fonte wikipedia e BBC Brasil

Deixe uma resposta