em Jogos

Copa do mundo 1990: Alemanha é tricampeã

Alemães vencem os argentinos na final

A Copa da Itália de 1990 reuniu, pela primeira vez, todos os times campeões mundiais (na época, Uruguai, Brasil, Inglaterra, Itália, Alemanha e Argentina).  Para o Mundial, o comando do time brasileiro tinha sido entregue ao técnico Sebastião Lazaroni. Lazaroni convocou para a Copa o mesmo grupo de jogadores que no ano anterior tinha conquistado, sob seu comando, a Copa América para o Brasil.     Em 90, o futebol da seleção brasileira tinha perdido definitivamente o espírito alegre e descontraído das duas Copas anteriores.

copa-1990

Eliminação O futebol feio e truncado não era exclusividade da seleção brasileira. A marcação cerrada prevaleceu na Copa de 90. A retranca era a tônica da grande maioria das seleções.Nas quartas-de-final, o Brasil enfrentou a Argentina, que também tinha feito uma fraca campanha na primeira fase. Curiosamente, o Brasil realizou sua melhor partida contra a Argentina, mas, na única boa jogada que fez em todo o jogo, Maradona se livrou de seis marcadores e deu um passe para Caniggia marcar o gol da vitória, que eliminou o Brasil e classificou os argentinos para a semifinal. O sonho do tetracampeonato brasileiro estava adiado pela quinta vez. Segundo alguns críticos, a péssima organização foi responsável pela inexpressiva campanha da seleção brasileira.

Final Alemanha e Argentina repetiriam a finalíssima da Copa de 86. Era a terceira final consecutiva dos alemães. Foi uma das finais mais feias e violentas da história das Copas. O time argentino usou e abusou da “catimba” sul-americana para truncar o jogo. O zagueiro argentino Monzon foi expulso aos 19 minutos por jogo violento.  Aos 39 minutos do primeiro tempo, o lateral alemão Brehme fez o gol único do jogo ao converter um pênalti. No final do jogo duas, cenas distintas: enquanto Maradona chorava em campo pela perda do título, o capitão alemão, Lothar Matthaus, erguia a taça para delírio da torcida. A Alemanha conquistava o seu tricampeonato, igualando-se ao Brasil e à Itália.    A campanha do Brasil foi uma das mais inexpressivas de todas as Copas. Foram só quatro jogos e apenas quatro gols marcados, ante a dois gols tomados. A Copa da Itália acabou sendo a consagração do chamado antijogo. O torneio totalizou quinze expulsões e uma das piores médias de gols de todos os tempos.

Fonte wikipedia e BBC Brasil

Até Breve

Escrever comentário

Comentário