em Dicas

Consulte seu o Fundo de Garantia pela Internet

Se você é trabalhador e trabalha de carteira assinada fique atento. Através deste artigo lhe daremos dicas de como você fazer a consulta online do seu extrato de FGTS sem sair de casa, isso mesmo, você poderá saber quanto você possui de saldo no conforto de sua casa, e com apenas com alguns cliques você poderá se quiser imprimir o seu extrato de FGTS.

O que é FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), instituído em 1966 é atualmente regulado pela Lei nº 8.036/90 e pelo Decreto 99.684/90. Trata-se na verdade de um conjunto de recursos captados do setor privado e administrados pela Caixa Econômica Federal com a finalidade principal de amparar os trabalhadores em algumas hipóteses de encerramento ou desligamento de sua relação de emprego, em situações de doenças graves e até em momentos de catástrofes naturais, sendo ele também destinado a investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura.

Consultar seu o Fundo de Garantia pela Internet

É importante salientar que o trabalhador de carteira assinada tem um desconto em seu salário um percentual de 8% que é depositado todo mês em uma conta vinculada à caixa. Esse percentual nada mais é que o seu FGTS sendo depositado para que um eventual desligamento com sua empresa, você possa sacá-lo.

Quem tem direito e como Consultar

Hoje, você tem uma gama de opções para consultar o seu FGTS, pois com seu cartão cidadão em mãos em postos de atendimento eletrônicos da própria caixa, você consegui fazer a consulta; e pela internet informando o número do seu NIS ( PIS/PASEP/NIT ), mas se você ainda n tem uma senha, digite seu NIS e clique em ok que você obterá a senha para consulta.
Para título de informação apenas os trabalhadores urbanos e rurais registrados e regidos pela CLT terão direito ao FGTS. É importante lembrar que o trabalhador mesmo contribuindo todo mês só poderá sacar seu benefício se for demitido sem justa causa, caso seja demitido por justa causa só poderá sacar decorrido três do seu desligamento com a sua antiga empresa. Para consultar o seu saldo de FGTS clique neste link: Consultar FGTS
Fique Sabendo

Escrever comentário

Comentário