Conheça um pouco mais sobre Enfermagem

Como já mostramos anteriormente em Conheça as áreas em que a enfermagem atua, o campo da enfermagem é bastante amplo. Sabemos que uma das funções do enfermeiro é avaliar e planejar os processos assistenciais, objetivando o aumento da segurança de seus pacientes. Não podemos ignorar a necessidade nesta área devido às nutícias de erros cometidos por profissionais.

Como a enfermagem está ligada diretamente aos cuidados com a vida, o MEC (Ministério da Educação) propôs que  a formação na graduação passe a ter uma forma mais voltada para o trabalho do enfermeiro em ambulatórios, prontos-socorros e postos de saúde.

No início do curso, o aluno terá aulas de anatomia, histologia, microbiologia, citologia e parasitologia, bem como disciplinas de fundamentos de psicologia, administração e sociologia.

Aos poucos o estudante vai conhecendo sobre os procedimentos técnicos, quando no segundo ano de curso estará apto para iniciar o estágio, atendendo pacientes, sob os cuidados de uma rigorosa supervisão de enfermeiros e professores.

Dentro de quatro anos, ao finalizar o seu curso, será exigida a entrega de um trabalho de conclusão, onde, após sua aprovação, estará apto para atuar em hospitais, universidades e institutos de pesquisa, administrando e controlando projetos multidisciplinares, planejando, coordenando e implementando projetos de pesquisa clínicas, tais como o desenvolvimento de drogas e estudos epidemiológicos, dentre outros.