Conceito de Marketing e dos fatores do comportamento do consumidor

Marketing é o conjunto de vários conhecimentos que são necessários para incitar a venda de produtos e serviços; ele não inventa necessidade, apenas as identifica e em cima disso cria produtos para atender as necessidades das pessoas; na maioria das vezes o marketing está inserido no campo dos desejos, acima das necessidades fisiológicas.

O profissional tem o papel de esquematizar e executar estratégias para atingir as finalidades que a empresa deseja alcançar, nunca se esquecendo de ser sempre leal a marca do produto.

O comportamento do consumidor é influenciado através de diversos fatores:

1)      Fatores culturais: exercem ampla e profunda influência de comportamento do consumidor. A cultura envolve valores, percepções, preferências, comportamentos familiares. As sub-culturas envolvem nacionalidades, religião, grupos raciais e regiões geográficas;

2)      Fatores sociais: assim como os fatores culturais, os fatores sociais são decorrentes do meio onde as pessoas vivem, porém com mais proximidade, como grupos de referência, que compreendem todos aqueles que têm influência direta ou indireta sobre as atitudes e comportamento das pessoas, exemplo: família (grande foco de marketing), amigos, vizinhos e colegas de serviço. A família é o grupo mais importante na sociedade de consumo.

3)      Fatores pessoais: envolvem diretamente a pessoa, idade, ocupação, condição econômica e estilo de vida;

4)      Fatores psicológicos: as escolhas de compra de uma pessoa são também influenciadas por 4 fatores psicológicos: motivação, percepção, aprendizagem e crença;