em Saúde

Como Solicitar uma Internação Voluntaria

Hoje uma internação voluntaria não pode ser feito de qualquer maneira. O processo é muito sensível e outro ponto que pesa é saber que o tratamento precisa ser feito de forma voluntaria, mesmo que não fora o que ocorreu com a internação. A Internação Involuntária, como já foi dito, é a prática de utilizar meios legais como parte de uma lei de saúde mental para internar uma pessoa em um hospital psiquiátrico, clínica ou enfermaria contra a sua vontade ou sob os seus protestos.

A partir do momento em que a internação é solicitada à clínica de recuperação ou instituição de saúde, o ministério público é informado, de acordo com as determinações da portaria federal nº 2.391/2002/GM e da lei 10.216.

drogas

O processo é feito com diagnóstico médico, elaborado por psiquiatra e ou clínico especialista em dependência química. Lembre-se que não são todas as pessoas que podem solicitar uma internação dessas, mas quem possui autorização para solicitar esta internação involuntária são apenas pessoas de ligação consangüíneas.

Isso mesmo, somente o pai, mãe, irmão, tio, avô, eles são os únicos que têm autoridade para solicitar a internação involuntária. Cônjuges, por sua vez, não têm a permissão de autorizar este tipo de internação.

  • Após estar ciente de todos estes detalhes sobre internação involuntária, a família pode estar segura de que há, no país, instituições altamente qualificadas para prestar este serviço, respeitando não somente estas normas, mas garantindo serviço eficaz e de qualidade.

É importante ressaltar que a internação involuntária para dependentes químicos é um procedimento legal. Porém, a família deve estar atenta aos procedimentos necessários e exigir da instituição que procura os documentos e registros que autorizam esta forma de internação:

Alvará de Funcionamento emitido pela prefeitura;
Autorização da Vigilância Sanitária; Inspeção do Corpo de Bombeiros;
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
Autorização do Conselho Regional de Medicina do Estado.

Até!

Escrever comentário

Comentário

  1. Tenho um irmão que é um dependente químico, usuário de crack, e no momento está precisando e procurando ajuda, não temos condições para pagar. Ele se encontra além da dependência está depressivo, pois nossa mãe faleceu recentemente e ele morava com ela, eram somente os dois. Gostaria de saber quais procedimentos tomar para que ele possa fazer parte desse tratamento. Desde já agradeço e aguardo resposta.

  2. Tenho um sobrinho que é um dependente químico, usuário de crack, é uma rapaz muito bom quando ele não esta usando drogas ele é muito trabalhador e brincalhão todos que o conhecem adoram ele mais ele tem esse vicil terrivel e que ja acabou com o casamento dele e afastou ele do seu filinho, e voltou para casa dos pais , mais foi espulso de casa pelo pai pois estava roubando tudo que via pela frente só pra sustentar seu vicil não queremos perder ele e precisamos de ajuda por favor nos ajudem precisamos de um internamento involuntario nos endique como fazer, agradeço pela atenção aguardo resposta .

  3. TENHO UM IRMÃO Q É USUÁRIO DE CRACK E AGORA ESTA USANDO ALCOOL TAMBÉM,ELE SE DROGA DESDOS 13 ANOS,JA O INTERNEI VÁRIAS VEZES,E ELE SEMPRE SAI,A ÚLTIMA VEZ FICOU 50DIAS,SAIU BEM ,SEM USAR NADA POR 2 MESES,SÓ Q MORANDO SOZINHO NUM DÁ,VOLTOU A SE DROGAR,E PIOR Q SEMPRE CAI EM MINHA CASA.JA ESTOU CANSADA DISSO PQ MINHA MÃE NÃO AJUDA,AO CONTRÁRIO,ELE PEDE DINHEIRO E ELA DA,EU GOSTARIA DE SABER O FAÇO,P SEI Q É UMA DOENÇA,MAS TAMBÉM EXISTE CARATER,ELE ALUGA CASAS E NUM PAGA E DIZ COM A MAIOR CARA DE PAU DE NUM PRECISA DE CASA P VIVER PQ VIVE NA CASA DE UM E DE OUTRO.ME AJUDEM POR FAVOR

  4. Olá,
    Tenho um irmão alcoolatra e usuário de drogas, e que vive em meio ao tráfico, na sua ultima crise á pouco mais de um mês fomos obrigados a coloca-lo pra fora de casa, pois ele apresentou ser uma ameaça para as pessoas que estavam na casa pois começou a quebrar tudo e ameaçar voltar armado e td mais. quando ele está são é uma pessoa completamente diferente, acho que todos nessas condições são parecidos. Ele ainda está na rua mas não queremos isso não dormimos quando chove, quando faz frio imaginando como e aonde ele está mas tendo as crianças em casa temos medo de trazê-lo de volta. Ele já foi internado 2 vezes voluntariamente mas fugiu não ficou nem uma semana. Gostaria de ter orientações para uma internação involuntaria e gratuita pois não temos condições de pagar. Grata aguardo retorno o quanto antes.

  5. por favor estou prescisando de ajuda, pois meu filho e usuario de drogas,e nao sei como internalo. ele esta na fase de vender as coisas de dentro de casa.bate na esposa se ela nao tem dinheiro pra dar a ele, esta muito agressivo.

  6. Olá tenho uma amiga do interior de mg , norte minas que esta com problema com o filho , pois o filho esta fazendo uso de drogas (crack ) ,já vendeu tudo de casa , até as roupas do corpo e ela não tem condições financeira e psicológica para lhe dar com o filho ela pede ajuda , socorro, tem alguma clinica que possa aceitar seu filho sem custo financeiro. o garoto tem apenas 19 anos , a mãe já não aguenta mais, quem pode ajudar ?

  7. tenho um irmão que algum tempo atras, era casado e tinha varios carros, porem ja estava no mundo das trocas, e acabou perdendo tudo, separando da mulher, como ele tinha um sobrado foi determinado que a mulher e as filhas ficassem em cima e ele na parte de baixo, com o uso das drocas sua ex, chamou a policia varias vezes , inclusive ja ficou detido, e não tendo onde morar mora em uma kombi velha, está virando mendigo das drogas, como deveria fazer para poder interna-lo, pois não temos condições de bancar o tratamento.

  8. Confissões de um viciado.

    Eu preciso de ajuda com as drogas posso ficar algumas semanas sem usar mais não tiro da cabeça não consigo resistir quando pego algum dinheiro a maior parte dele são nas químicas não consigo parar sozinho preciso de uma recuperação eu já cansei de dar trabalho pra minha família cansei de ser o motivo da tristeza de meus familiares já não tenho mais os meus pais moro de favor na casa de uma tia além de gastos financeiros trago sofrimento quando passo noites fora de casa me drogando eu me sinto forte diante de tantas situações mais me sinto um nada diante das químicas um completo idiota.
    Não quero esse destino pra mim não quero ser mais o motivo de tanta dor pra ninguém e nem quero ser mais escravizado pelas malditas químicas (Crack,Cocaína).
    Obrigado a você que está lendo se souber onde eu posso obter essa ajuda me deixa aki nas respostas obrigado DEUS te abençoe