Como Revalidar seu Diploma de Curso Superior Feito Fora do Brasil

Revalidar Diploma. Como obter o Certificado Nacional. Curso superior feito fora do Brasil. Curso superior feito no Exterior. Validação de Títulos Extrangeiros. Revalidação de diploma. Diplomas do Exterior. Se você se formou no exterior e precisa revalidar seu diploma para ficar legal no Brasil conquistando seu espaço para trabalhar no Brasil existe um caminho certo a trilhar para conseguir legalizar sua situação. Saiba que você não está sozinho nessa parte burocrata da legislação brasileira.

A Lei no 9.394/96, através de artigo 48 § 2o, autoriza e valida várias universidades públicas com ensino de matéria equivalente e também que sejam de níveis compatíveis com o curso superior realizado fora do Brasil, uma vez que observando as exigências e cumprindo as alianças internacionais de firmada entre ambos os países, estão preparadas para fazer a revalidação dos diplomas que o recém-formado conquistou em universidades estrangeiras.

Para tanto, o estatuto da universidade rege as diretrizes que prevê a situação e como resolvê-la, o que na maioria das universidades, garantidas por seus próprios estatutos, tem o direito de receber o aluno condicionando-o a passar por uma reavaliação para que este se adapte aos regulamentos nacionais.

Além do aluno, ter estudado longos anos, fora de sua pátria e com todas as dificuldades ter que passar por uma avaliação nos estabelecimentos de ensino, não basta a ele revalidar seu diploma, pois, ele ainda terá que receber sua certificação nacional que o autoriza ao trabalho de suas atividades no Brasil. Esse sim é o documento primordial caso contrário não poderá exercer sua função por que tanto sofreu para se formar.

O registro que o habilita a exercer suas funções profissionais legalmente poderá ser obtido perante o estabelecimento competente e de classe respectiva, bem como no Estado onde o interessado irá fixar residência respectivamente em cada órgão, ou seja, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil quando o solicitante fez o curso de Direito; CRM – Conselho Regional de Medicina para os que concluíram o curso de Medicina; CREA – Conselho Regional de Engenharia caso seu curso tenha sido de Engenharia; CRF – Conselho Regional de Farmácia aos que se formaram em Farmácia; seguindo essa diretriz você poderá se regularizar e trabalhar normalmente no Brasil.

CRM É importante também você observar que nem todos os cursos superiores feito fora do Brasil precisam desse registro, bastando apenas a revalidação do diploma.